Sejam Bem vindos!

"Confie no Senhor e faça o bem, assim habitará a terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos de seu coração.Entregue seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá."

Salmos 37:3-5


sexta-feira, 30 de maio de 2014

Doenças dos ossos - As mais conhecidas

Os ossos estão presentes em toda a estrutura do corpo humano, definindo-nos como animais vertebrados, uma pessoa adulta normalmente é composto de 206 ossos, já um recém-nascido possui 270 ossos, pois o bebê nasce com estruturas frágeis no crânio chamados de fontanelas ou “moleiras” que com o passar dos anos desaparecem.
Os ossos são formados por um tecido conjuntivo vivo, caracterizado pela matriz extracelular endurecida com a presença do cálcio, fibras de colágeno, proteoglicanas, osteócitos, osteoblastos e osteoclastos ainda se caracterizando em diferentes formas.

Os ossos humanos servem de apoio para os músculos permitindo assim a movimentação do esqueleto e sustentando-o, eles ainda possuem a funções de proteger alguns órgãos internos e torácicos, os ossos também são responsáveis pela produção sanguínea que acontece na medula óssea, tem a capacidade de funcionar como um reservatório de minerais como o cálcio e o fósforo e mantém o equilíbrio corporal de ácido-base.
Os ossos é uma estrutura importantíssima para o corpo humano que está sujeita a várias patologias.
Existem diversas doenças que atingem os ossos, as mais conhecidas são:


Osteoporose,doença grave que se caracteriza pela perda da massa óssea. Não há sintomas que revelem o enfraquecimento do esqueleto, infelizmente as pessoas só descobrem a doença quando fraturam algum osso.É uma das doenças que mais atinge mulheres na faixa de 45 anos. Os ossos ficam mais frágeis se tornando suscetíveis a quedas e quebras.A descalcificação dos ossos é natural a partir dos 35 anos, quando nosso esqueleto passa a perder massa progressivamente. Entretanto, alguns fatores podem agravar a descalcificação. Entre eles, os mais comuns são a menopausa, diabetes, falta de exposição ao sol, doenças crônico ou histórico familiar da doença.


Artrose é um reumatismo que ataca os ossos, uma doença muito frequente para as pessoas idosas. Com o tempo  a cartilagem presente entre os ossos desaparece completamente causando sensação de atrito, inflamação e dores nos ossos. Em muitos casos devido o atrito durante a articulação dos ossos pode causar deformações visíveis.
A obesidade pode ser um dos fatores que mais causam artrose principalmente em mulheres, nesses casos os joelhos, as ancas, a coluna e os pés são muito prejudicados. Existem, porém algumas formas de tratar e amenizar essa doença através do controle do peso, medicamentos e cirurgias.

Artrite reumatoide, A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés. A artrite reumatoide afeta o revestimento de suas articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular.

Osteoartrite, doença das articulações caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. As mais atingidas são as articulações das mãos, joelhos, coxofemorais e da coluna. Um dos sinais da enfermidade é o aumento de conteúdo líquido no interior do tecido cartilaginoso em uma ou mais articulações.
Osteoartrite é a mais comum das doenças reumáticas que se manifesta em ambos os sexos. A intensidade das queixas aumenta progressivamente com a idade.

Hérnia de disco ocorre quando todo, ou parte, de um disco na espinha é forçado a atravessar uma parte mais fraca do disco. Isso gera pressão nos nervos vizinhos.

Dor lombar ou lombalgia
dor lombar atinge mais de 85% dos adultos nalguma fase das suas vidas. Tem uma prevalência pontual de aproximadamente 30% e é uma das queixas mais frequentes com que os clínicos gerais são confrontados.
dor lombar pode ter origem em alterações patológicas dos discos intervertebrais, vértebras, ligamentos, estruturas neuronais, músculos e fáscia  As causas da dor relacionam-se usualmente com alterações degenerativas associadas com a idade ou com traumatismos menor e 90% dos doentes atingidos melhoram com simples medidas de suporte e fisioterapia.

A



Como evitar doenças nos ossos

Cuidar da sua saúde fazendo regularmente atividade física ajuda a prevenir doenças nos ossos, ainda é necessário consumir alimentos ricos em cálcio, fósforo, vitamina D e absorção de raios solares que estimulam a produção da vitamina D no organismo, pois essa vitamina regula o metabolismo ósseo e ajuda-o na absorção do cálcio presente nos alimentos.

Muitos ortopedistas ainda indicar o consumo de suplementos alimentares para obter a quantidade necessária de cálcio, fósforo, vitaminas e magnésio que o corpo necessita diariamente, com o intuito de evitar doenças nos ossos futuramente.
Caso esteja sentindo dores nos ossos consulte um médico imediatamente, para que seja realizado um diagnóstico da doença e se inicie o tratamento correto.
Algumas doenças ósseas quase não possuem sintomas, dificultando assim a cura do paciente. 

Curiosidades sobre o leite

O leite é considerado um alimento completo, por ser fonte de diferentes nutrientes essenciais à saúde e se destaca pela interação e boa biodisponibilidade de seus nutrientes. Fonte riquíssima em cálcio nutriente essencial para a saúde dos ossos o leite deve fazer parte da vida e em todas as fases da vida.
O leite pode prevenir algumas doenças também como osteoporose, câncer e diabetes por conta dos aminoácidos e proteínas presentes em seu componente.

Curiosidades sobre o leite de vaca

O leite de vaca é o alimento mais nutritivo nas refeições de muitas pessoas no mundo todo, com uma função de alimentar faz com que a sensação de saciedade seja prolongada diminuindo a ansiedade em comer. O leite da vaca também é importante para um sorriso mais branco, pois o cálcio seu principal mineral faz com que os dentes fiquem brancos dando um aspecto mais saudável. Além de todos esses benefícios o leite da vaca tem grande influencia no sono, pois possuem aminoácidos capazes de aumentar a quantidade  de serotonina no cérebro processo importante para acalmar e relaxar. 

Curiosidades sobre o leite de cabra


Embora seja rico em cálcio, apresente teores de colesterol mais baixos que o leite de vaca e possua fácil digestão, o leite de cabra ainda enfrenta muitos obstáculos para cair no gosto das pessoas. Além do preconceito em relação aos animais, a falta de programas que incentivem seu uso na alimentação contribui para afastar o produto dos consumidores. 

Curiosidades sobre o leite de soja


O leite de soja diferente dos demais não é retirado de animais, assim como o próprio nome é subtraído dos grãos da soja. Seu valor nutricional não chega a ser igualado ao leite de vaca, porém existem muitos nutrientes que fazem bem. O leite de soja é recomendado, pois possui vitaminas A, C, E e complexo B que são de extrema importância ao organismo humano, pós as fibras levam a um funcionamento regular do intestino. Pessoas que possui restrições a leite de vaca devem ingerir leite de soja, pois não possui lactose que é a grande causadora de desconfortos abdominais como diarreia e outros problemas com rejeição a essa proteína.

Curiosidades sobre o leite materno

O leite materno é o primeiro alimento que o homem ingere depois que nasce esse líquido ainda amarelado de início é chamado de colostro e contém muitos benefícios para o bebê o protegendo de infeções e outras doenças, pois possui anticorpos e glóbulos brancos agindo na defesa do organismo da criança. A produção do leite materno inicia-se antes mesmo do nascimento do bebê devido à estimulação da placenta os hormônios chamados progesterona e estrogênio são liberados dando o inicio do desenvolvimento da lactação. Uma substancia rica em proteínas o leite materno supre todas as necessidades do recém-nascido até seis meses sem necessidade de tomar até mesmo a água, líquido essencial para a vida humana.







  










Nenhum comentário:

Postar um comentário