Sejam Bem vindos!

"Confie no Senhor e faça o bem, assim habitará a terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos de seu coração.Entregue seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá."

Salmos 37:3-5


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sobre Envelhecimento

Envelhecer é um processo natural, gradativo e continuo que começa no nascimento e se prolonga por todas as fases da vida.
Segundo as projeções estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o período de 1975 a 2025 é a era do envelhecimento onde a população de idosos no país crescerá 16 vezes, colocando o Brasil em termos absolutos como a sexta população de idosos do mundo, ou seja, mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.



Entende-se por envelhecimento o ato ou efeito de envelhecer ou as alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo em organismos multicelulares.Tais alterações acontecem nas moléculas e nas células que acabam por prejudicar o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral. Podem-se dividir as causas de tal período levando em consideração a genética, o estilo de vida e o ambiente em que uma pessoa vive.

O estilo de vida que uma pessoa leva pode contribuir bastante para o seu envelhecimento como, por exemplo, o sedentarismo que faz com que um indivíduo acumule gorduras e açúcares no organismo, dificultando a ação dos órgãos. O ambiente também favorece ou não a longevidade de um indivíduo, já que a poluição, o abastecimento sanitário precário, o excesso de trabalho e outros fatores podem aumentar a probabilidade de envelhecimento precoce.
Segundo a Organização Mundial de Saúde é considerada idosa qualquer pessoa a partir de 60 anos de idade, mas vale lembrar que tal consideração é avaliada segundo o envelhecimento fisiológico, o que não impede uma pessoa de ser social e intelectualmente ativa. A saúde intelectual e física nesse processo é de grande valia. Essas podem ser equilibradas através de atividades sociais e de lazer que não deixam com que o indivíduo em fase de envelhecimento se sinta excluído da sociedade e incapaz de exercer funções.
Os principais problemas que ocorrem durante o período de envelhecimento são os danos no sistema nervoso central (que comprometem a memória tornando-a mais fraca com o passar do tempo) e problemas psicológicos.
Para melhorar a memória, aguçar o raciocínio e ter velocidade de processamento mental mais rápida, exercícios mentais largamente difundidos como cruzadinhas e jogos de memória podem não ter a eficácia dita. Existe muito pouca evidência científica da alteração do desempenho mental por essas atividades estimulantes e o que acaba acontecendo é a troca de causa e efeito entre exercitar esses jogos e a melhora intelectual, sendo que a habilidade inerente à pessoa é creditada indevidamente a um hábito que na verdade é consequência de suas faculdades mentais.


Na medida em que envelhecemos, nosso corpo passa por alterações notáveis. Frequentemente, os primeiros sinais de envelhecimento envolvem o sistema musculoesquelético. O desempenho físico começa a declinar por volta dos 35 anos – mesmo entre atletas de nível superior. Os órgãos dos sentidos também manifestam sinais prematuros de declínio como a presbiopia, em que os olhos não conseguem focar objetos a curta distancia. É comum a necessidade de óculos bifocais já a partir dos 40 anos.
Os conhecimentos mais difundidos sobre o envelhecimento levam a crer que após os 25 anos apenas ocorrem declínio progressivo de todas as funções orgânicas, sendo omitidas as vantagens que são inerentes ao amadurecimento. A sabedoria que os idosos possuem, melhoram muito sua inteligência emocional, suas habilidades sociais e seu autocontrole, por exemplo, demonstrando que algumas habilidades mentais na verdade tendem a melhorar com a idade.
É descrito em um estudo da Universidade de Illinois que aponta o exercício físico como suporte para a manutenção da acuidade mental durante o envelhecimento. Foi descoberto que três caminhadas vigorosas, de 40 minutos, por semana, durante seis meses, melhora a memória e o raciocínio, induzindo inclusive o nascimento de neurônios e aumentando o volume da massa branca cerebral que conecta neurônios em áreas responsáveis por funções executivas como planejamento.
Envelhecer bem significa estar satisfeito com a vida atual e ter expectativas positivas em relação ao futuro; A busca de condições e variantes de um envelhecimento bem sucedido, com boa qualidade de vida física, psicológica e social, é mais um desafio que devemos enfrentar.
Diferentemente dos países desenvolvidos, o envelhecimento populacional nos países em desenvolvimento, como o Brasil, aconteceu de forma muito rápida e intensa, acarretando uma série de consequências que repercutiram e continuam repercutindo nas diferentes esferas da estrutura familiar, social, econômica, política e cultural, uma vez que os idosos possuem demandas específicas para obtenção de adequadas condições de vida.
O envelhecimento da pele:
A ingestão abundante de água, vegetais, frutas, peixe, carnes magras, vitaminas, proteínas e fibras, ajudam a prevenir a formação de radicais livres.
Sabendo-se do papel do sol no envelhecimento da pele, qualquer tratamento de rejuvenescimento obrigatoriamente começa com o filtro solar.
Como prevenir o envelhecimento da pele?
Como regra básica devemos preferir os filtros com FPS 30 ou maior, que protejam contra os raios UVA e UVB, e aplicá-los meia hora antes da exposição solar e a cada 2 horas, nas áreas não cobertas pelas roupas.
Para o tratamento do envelhecimento da pele há inúmeros produtos no mercado (cremes, loções), com substâncias como: vitamina C, chá verde, ácido ferríluco, ácido retinóico e seus derivados, ácido glicólico, coffe berry e outros, que muito auxiliam no estímulo do colágeno da derme, combatem os radicais livres, ajudam na proteção solar, no clareamento de manchas, e assim melhoram a cor e textura da pele.
Muitas vezes, no entanto, os cremes não são suficientes e são necessários procedimentos. Os lasers estão cada vez mais sendo usados para tratar o foto envelhecimento.
A luz pulsada é muito eficaz no tratamento de vasos da face, sardas, manchas de sol e melhora a textura da pele. O laser de CO2 fracionado melhora muito os poros abertos, cicatrizes de acne, manchas, rugas, dá tônus á pele, com melhora importante da textura.

Há também as técnicas de preenchimento para as depressões da pele, rugas, vincos, contorno facial, olheiras e cicatrizes de acne. São usados os ácidos hialurônico, poliláctico e hidroxiapatita de cálcio como preenchedores.
A toxina botulínica por sua vez, serve para amenizar as rugas indesejáveis de expressão da face, do pescoço, rugas no colo, melhorar o contorno facial e tratar alguns tipos de cefaleia.
E para finalizar esta postagem de hoje eu deixo aqui algo para que todos vocês possam refletir ao término desta leitura:
A fraqueza das crianças, o ímpeto dos jovens, a seriedade dos adultos e a maturidade dos velhos são predicados naturais que devemos apreciar cada um ao seu tempo.
A arte de envelhecer pressupõe que o homem usufrua dos prazeres proporcionados por cada idade específica. Ora, cada etapa da vida de qualidades determinadas. Cada faixa etária oferece virtudes atribuídas pela natureza. Sendo assim, a vida feliz exige o desfrute dos méritos proporcionados por cada fase da existência. Somente quem aproveitou os benefícios proporcionados por cada idade poderá encontrar gozo na velhice!
Até a próxima postagem, espero que tenham gostado. Sintam-se a vontade para curtir e compartilhar!
   

 
































Nenhum comentário:

Postar um comentário