Sejam Bem vindos!

"Confie no Senhor e faça o bem, assim habitará a terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos de seu coração.Entregue seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá."

Salmos 37:3-5


quarta-feira, 30 de abril de 2014

Drogas Ilícitas

Ultimamente o assunto mais comentado nas redes sociais,nas ruas e até mesmo em minha casa, é sobre a possível legalização da maconha para uso recreativo, medicinal e industrial que pode até mesmo virar um projeto de lei.
Sei que esta ideia não partiu do legislativo e só chegou no Congresso Nacional devido a 20 mil assinaturas pela internet.
Fico me perguntando varias vezes ao dia, quando este assunto é comentado, porque não fazem milhares de assinaturas pela internet para incentivar as pesquisas no Brasil para a cura do câncer ou da AIDS?
Também me pergunto como ficará o nosso país com esta possível legalização, já que sem legalização o índice de criminalidade, falta de respeito e vandalismo está aumentando cada vez mais (principalmente entre menores de idade)? Será que nosso país está preparado emocionalmente,socialmente,culturalmente e financeiramente para isso? Teremos clínicas oferecidas pelo SUS para atender aos usuários e vitimas das drogas? Sei não...acho que isso no nosso país não vai funcionar por que não faz parte da nossa cultura!
Porque não criar um projeto lei que confisque todos os bens dos traficantes e use o dinheiro destes para o tratamento intensivo dos usuários, na educação e na saúde em geral?
Sinceramente? Espero que quem aprovar este manifesto não tenha filhos,sobrinhos ou netos...
Saiba um pouco mais sobre drogas ilícitas e depois analise os fatos e de sua opinião,faça seus comentários e críticas,todos serão bem vindos! 
As drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.

São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras.
Dentre as consequências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final. As demais consequências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão.
É importante esclarecer que a dependência das drogas é tratável, ou seja, através do auxílio médico e familiar uma pessoa pode deixar o vício e voltar a ter uma vida normal sem que necessite depositar substâncias que criam falsas necessidades no organismo.
Os efeitos das drogas podem ser observados em todo o organismo, pois elas afetam o sistema nervoso central e podem causar diversas doenças. Entretanto, elas também afetam negativamente a família e a sociedade.
As drogas ilícitas podem ser classificadas de acordo com seus efeitos no corpo humano, que podem ser:
  • Drogas estimulantes: aumentam os estímulos nervosos e deixam o indivíduo mais eufórico. Exemplos: cocaína e anfetaminas.
  • Drogas alucinógenas: provocam sensações falsamente agradáveis. Exemplos: maconha e LSD.
    Estes efeitos podem ser percebidos em minutos, mas tendem a durar pouco tempo, e por isso é comum o uso abusivo das drogas em quantidades cada vez maiores.
    As complicações causadas pelo uso das drogas podem ser:
    • Lapsos na memória;
    • Diminuição da inteligência;
    • Insônia;
    • Pertubações nervosas;
    • Falta de apetite;
    • Complicações que afetam o sistema respiratório, digestivo e circulatório.
  • Efeito das drogas na gravidez
    Os efeitos das drogas na gravidez podem ser observados na mulher e no bebê. Além dos efeitos que já citamos anteriormente, o consumo de drogas durante a gravidez pode levar ao aborto ou ao parto pré-maturo.
     
    Os efeitos das drogas nos bebês podem ser observados ainda durante a gravidez e podem ser:
    • Restrição do crescimento;
    • Baixo peso para a idade gestacional;
    • Mal formação congênita.
    Depois do nascimento do bebê, ele poderá sofrer uma crise de abstinência das drogas pois o seu organismo já estará viciado. Neste caso, o bebê irá chorar muito, ficar muito irritado e terá dificuldade para se alimentar, dormir e respirar, necessitando de internamento hospitalar.
    Algumas das doenças causadas pelo uso das drogas, como maconha, cocaína e crack, são:
    • AIDS: doença incurável que se pega através do contato direto com o sangue do indivíduo contaminado, como ao partilhar seringas ou no contato íntimo desprotegido.
    • Doenças venéreas: com o uso das drogas, o indivíduo não se lembra de usar o preservativo e pode ser infectado com doenças como gonorreia e sífilis, por exemplo.
    • Endocardite infeciosa: as drogas injetáveis podem levar micro-organismos, que infectam as válvulas cardíacas e prejudicam seu funcionamento. Além disso, pode aumentar o tamanho do coração, dificultando a passagem de sangue, gerando outras complicações.
    • Enfisema Pulmonar: causado pela presença de pequenas partículas de pó que se instalam nos alvéolos e que dificultam a troca gasosa.
    • Desnutrição: o uso de drogas compromete o sistema que regula a fome e o indivíduo deixa de comer, ficando desnutrido.
    • Comprometimento cerebral: o uso de drogas pode causar lesões permanentes no cérebro e comprometer todo o estado de saúde do usuário.
    • Cirrose e câncer no fígado: diagnosticadas principalmente nos usuários que consomem grandes quantidades de bebidas alcoólicas.
    • Insuficiência renal: devido ao acúmulo de toxinas no sangue, os rins ficam sobrecarregados e deixam de filtrar o sangue corretamente, gerando a doença.
    • Distúrbios comportamentais: depressão, euforia, perda do sentido da realidade e outras.
      Existem muitas outras doenças que podem ser causadas pelo uso das drogas, e a sua gravidade vai depender da quantidade de droga ingerida, que com o passar do tempo, tende a ser cada vez maior. Estas doenças geralmente começam a se manifestar após alguns meses do início do uso das drogas.
      O uso de drogas é proibido por lei e passível de pena, como pagamento de fiança ou prisão.















Nenhum comentário:

Postar um comentário