Sejam Bem vindos!

"Confie no Senhor e faça o bem, assim habitará a terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos de seu coração.Entregue seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá."

Salmos 37:3-5


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Cuidados com o Recém Nascido

     Durante o período de gestação a mãe se prepara para a chegada de seu bebê, cuida do enxoval, escolhe o nome, a maternidade... Mas depois que o bebê nasce, sai do hospital e chegam a casa, mil dúvidas aparecem. Será que eu sei dar banho? Meu leite está sustentando o meu bebê? O que fazer quando ele chora? Será cólica? São tantas perguntas e tão pouca experiência, principalmente para os pais de primeira viagem... Para ajudá-los, vamos tentar oferecer algumas respostas para as perguntas mais frequentes feitas para nossa consultoria.
Como dar o primeiro banho do bebê em casa? 

1- Deixe tudo pronto antecipadamente: o sabonete (deve ser neutro), a toalha (deve ser macia), as fraldas, as roupinhas limpas.

2- Verifique a temperatura da água (entre 36 a 37ºC), o que você pode fazer experimentando-a na região anterior do antebraço e sentindo que está confortável. O nível da água da banheira deve atingir a altura do umbigo do bebê.

3- Tire a roupinha do bebê, sente-se próximo à banheira, lave o rosto e a cabecinha (não use sabonete no seu rostinho). Assim você se sentirá segura de estar lavando cabeça e rosto com água limpa.

4- Segure-o com seu braço esquerdo, passando pelas costas do bebê e o prenda  firmemente embaixo do braço esquerdo dele. Desse modo, a cabecinha fica inteiramente apoiada no seu antebraço e o bebê se sentirá seguro. A sua mão direita vai ajudar a segurar o bebê para colocá-lo na água.


5- Mergulhe-o delicadamente na água e com a mão direita você poderá banhá-lo com facilidade.

6- Retire-o da água e envolva-o na toalha. Seque cuidadosamente todas as dobrinhas. O uso do talco é desaconselhável.


7- Seque bem o umbigo.

8- Vista o bebê com roupas que sejam confortáveis e não prendam seus bracinhos ou perninhas. O bebê gosta de movimentar.
Nos primeiros meses (até 6 meses), não é recomendado o uso de talco, shampoo ou colônia para higiene do bebê, pois podem desencadear alergias.



As unhas devem ser cortadas sempre que estiverem grandes. Para facilitar, você pode apará-las quando o bebê estiver dormindo logo após o banho, pois as unhas tendem a ficarem molinhas. A tesoura deve ser de ponta arredondada e própria para bebê.
Como cuidar do coto umbilical? 

Como usar a haste de algodão (cotonete)?
 
A haste de algodão pode ser usada, mas a fralda ou toalha são suficientes para enxugar o pavilhão da orelha. Não se deve introduzir nada nos ouvidos do bebê para evitar o risco de perfuração da membrana timpânica.


Como fazer a higiene oral?


No recém-nascido, quando o bebê ainda não tem dentes, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água fervida ou filtrada e, delicadamente, passado sobre as gengivas, língua e bochechas para remover os resíduos de leite. Essa higienização deve ser feita apenas 01 vez ao dia e pode coincidir com a hora do banho do bebê.
 

Como fazer a higiene dos genitais?


A limpeza da zona genital, nas meninas, faz-se sempre da frente para trás. Pode limpá-los com um algodão embebido em água morna ou óleo de bebê. Pode ainda usar toaletes de limpeza próprios para bebê, sendo preferível usar estes últimos só quando se encontra fora de casa, pois o seu uso continuado pode irritar a pele do bebê.

Não é obrigatório colocar pasta ou creme a cada muda de fralda, exceto se a pele do bebê tiver assaduras. A higiene deve ser cuidadosa, mas não excessiva.


Nos meninos, deve fazer uma limpeza apenas da zona externa dos genitais. Pode exercer-se ligeira tração do prepúcio (pele que cobre a glande), de modo a não provocar desconforto ao bebê. O prepúcio não deve ser descolado pelos pais para conseguir uma melhor higiene. Só o médico está capacitado para fazê-lo de modo a não trazer sequelas para o bebê mais tarde.


O genital dos meninos não deve ser forçado, pois existe a fimose fisiológica que se resolve espontaneamente até o final do primeiro ano.
Quais são os sinais de que meu bebê está com cólica?
 

O bebê chora sem parar; ele se contorce e flexiona as perninhas ao abdome; a barriga fica endurecida; a criança solta gases; o rosto fica avermelhado; as mãos ficam com os punhos fechados e a expressão do rosto é de dor e sofrimento.



O que fazer?

Manter o ambiente calmo e tranquilo; evitar visitas excessivas e demoradas; segurar o bebê e acalentá-lo; a sacudida é contraindicada; evitar alimentação excessiva; a mãe, claro, deve ficar calma.

Para alívio deste incômodo que o bebê sente, compressas mornas na região abdominal ajudam a aliviar. Fazer exercícios com as perninhas, as encolhendo e esticando juntas e alternadas como uma bicicletinha ajuda na eliminação de gases. Ofertar o seio materno é a melhor forma de consolo para o bebê e assim fará seu trato gástrico entrar em funcionamento eliminando assim possíveis gases que possam estar incomodando.

 


Por mais que seja difícil, a primeira recomendação aos pais, quando o bebê tem cólicas, é ficarem tranquilos e manterem a calma. Se os pais se mostram nervosos, o bebê automaticamente absorve esta sensação e a ansiedade somada à dor, trará muito mais incômodo à criança. Um clima tranquilo é favorável quando o bebê passa por este período de dor.
Outras dicas importantes para aliviar as cólicas no seu bebê:

Passe uma fralda a ferro e coloque-a ainda quente sobre a barriga da criança ou use uma bolsa térmica com água morna. O calor favorece a vasodilatação, facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura, diminuindo o desconforto abdominal. Tenha o cuidado de testar a temperatura do tecido ou da bolsa para não queimar a pele delicada do bebê.

Se puder, aqueça levemente o quarto para o pequeno não sentir frio. Tire sua blusa e a roupa dele, deixando-o apenas com a fralda. O contato pele com pele aconchega, enquanto o cheiro e a voz da mãe ou do pai transmitem calma e segurança.

As fezes do bebê são tão líquidas. É normal?



Quando o bebê é amamentado, as fezes podem ser desde totalmente líquidas até consistentes. No início, as evacuações ocorrem após as mamadas e mais ou menos 10 vezes ao dia. Com o passar do tempo, o intervalo vai aumentando e eles podem ficar até 10 dias sem evacuar e sem a necessidade de laxantes. Quanto à cor, é amarelada, mas às vezes podem ficar esverdeadas devido ao trânsito rápido das fezes pelo intestino.


O bebê já enxerga?


O bebê nasce com o sistema visual prontinho, porém imaturo. Com um mês enxerga vultos, não distingue cores e percebe poucos contrastes. No segundo mês, distingue melhor as cores e associa a visão com ruídos. No sexto mês, a visão é praticamente igual a do adulto. A cor dos olhos só será definida aos oito meses. A cor dos olhos do recém-nascido ao nascer é um pouco mais clara que a cor definitiva.


A urina avermelhada é sangue?



Nos primeiros dias de vida os bebês eliminam na urina os cristais de urato que deixam manchas simulando sangue nas fraldas. Isso é normal e esperado! Normalmente essas manchas não aparecem em todas as trocas de fraldas e são facilmente removidas com água. Caso ela não saia lavando, converse com o seu pediatra.
Como são as primeiras horas do aleitamento?



Cuidar de si mesma é a chave para um bom suprimento de leite: se estiver relaxada, comer bem e beber bastante líquido, terá muito leite.
•    Descanse, sobretudo durante as primeiras semanas, e tente dormir bastante.
•    Você produz mais leite pela manhã, quando está descansada. Se ficar tensa durante o dia, o suprimento será pobre à noite, siga a rotina do pré-natal e deite-se durante o dia.
•    Desligue-se do serviço da casa; faça somente o que for absolutamente necessário.
•    Tente dar a si próprio algum prazer; relaxe.




Porque devo amamentar?

Amamentar não é um dom materno, que nasce com a mulher. Nem toda mamãe consegue amamentar seu filho sem alguma ajuda.

  1. Amamentar Desenvolve o sistema imunológico do bebê
    O leite materno contém células anti-infecciosas capazes de proteger o organismo do bebê contra infecções, como as intestinais e otites, evitando assim diarreias.
  2. Amamentar Ajuda no desenvolvimento da fala
    Veja que interessante. A posição da boca nos mamilos provoca a estimulação de pontos articulados responsáveis pela produção dos fonemas (sons).
  3. Amamentar estimula o crescimento e desenvolvimento adequado da musculatura oral, ajudando na respiração, deglutição e mastigação
    Uma criança que tenha problemas na respiração pode ter prejudicado o seu sono, concentração e memória. A musculatura oral adequada remete a um bom desenvolvimento da fala.
  4. Amamentar fortalece o vínculo mãe e bebê
    O contato com a mãe pelo aleitamento materno faz com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando choro e ansiedade. Além disso, a mamãe se sente menos estressada.
  5. Amamentar diminui o risco de alergia:
    Crianças alimentadas no peito da mãe têm menos risco de terem asma. Outro estudo revela que crianças que desde cedo tomam o leite de vaca aumentam a probabilidade de se tornarem alérgicas, já que as proteínas desse leite estão associadas à dermatite, rinite, sinusite e amidalite.
  6. O leite materno é o alimento mais completo para o bebê:
    A mamãe não precisa se preocupar em complementar a alimentação. Nem ao menos se preocupar em oferecer água. O leite materno é completo. Não precisa de mais nada. Apenas a amamentação de forma errada faz com que o bebê não consiga todo o leite, tornando-se incompleta.
  7. Amamentar evita doenças futuras:
    Um bebê amamentado no peito pode evitar durante sua vida algumas doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.
  8. Bebê que amamenta dificilmente terá anemia:
    As concentrações de ferro no leite materno é bem maior que em qualquer outro tipo de leite e seu filho não precisará de complemento de ferro para evitar anemia.
  9. Amamentação evita cólica:
    O leite materno tem proteínas que são facilmente digeridas pelo organismo do bebê. Isso não acontece com o leite de vaca que tem proteínas de difícil digestão.
  10. Amamentar diminui risco de câncer de mama:
    Pesquisadores da Espanha descobriram que as mulheres que amamentam seus filhos por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver câncer de mama.


Posições para amamentar

 
 
No momento de amamentar, procure um local tranquilo, sente-se de forma confortável, utilize um apoio e coloque a barriga do bebê em contato com a sua. A cabeça dele deve estar sempre mais alta que o corpinho para evitar o refluxo.
Massageie o peito e faça uma ordenha antes de oferecer o seio ao bebê, pois quando a mama fica muito rígida ele tem dificuldade na pega.
Após a mamada, limpe os seios com seu próprio leite e coloque seu bebê para arrotar.
.
Não dê ouvidos às frases do tipo: “Você não tem leite. Seu leite é fraco. Seu filho está com fome”. Siga sua intuição e lembre-se que o leite materno tem muita água em sua composição, portanto é digerido rapidamente pelo bebê.
Não tente impor uma rotina de mamadas ao seu recém nascido. Isso acontece naturalmente com o tempo e a convivência de vocês dois.
Curta esse momento único e mágico ao máximo.



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário