Sejam Bem vindos!

"Confie no Senhor e faça o bem, assim habitará a terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos de seu coração.Entregue seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá."

Salmos 37:3-5


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Transtorno Bipolar X Depressão

Assisti a um filme em que uma das personagens, Mr. Jones, assume o comportamento típico de pessoas com TB - Transtorno Bipolar. Mr. Jones levantava-se às 4 h da manhã e, sem se incomodar com o descanso alheio, ligava o rádio bem alto como se as atividades por ele programadas para aquele dia interessassem a todos. Noutros momentos, julgando-se dono de um poder extraordinário, subia no telhado certo de que poderia alçar vôo. Nessas crises de agitação, mexia com as pessoas e falava tão depressa que ninguém conseguia acompanhar seu pensamento. Às vezes, apesar da genialidade aparente, expunha-se a riscos desnecessários e descabidos.


Este filme além de ter mexido muito comigo, me estimulou a pesquisar mais sobre esta doença para que eu pudesse conhecer a fundo o assunto e postar aqui para vocês, pois, assim como me ajudou muito,espero que os ajudem também!
Boa leitura.



O que é Transtorno Bipolar (TB)?
No passado, o transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de períodos de depressão e de hiper-excitabilidade ou mania. Nesta fase, a pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente, ou então investindo em empreendimentos acreditando que renderão lucros vertiginosos, ou envolvendo-se em experiências perigosas sem levar em conta o mal que podem causar.
E o que é a "Depressão"?
Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente.

A base genética do Transtorno Bipolar (TB) é bem estabelecida: 50% dos portadores apresentam pelo menos um familiar afetado, e filhos de portadores apresentam risco aumentado de apresentar a doença, quando comparados com a população geral.
O TB acarreta incapacitação e grave sofrimento para os portadores e suas famílias. Dados da Organização Mundial de Saúde, ainda na década de 1990, evidenciaram que o TB foi a sexta maior causa de incapacitação no mundo. Estimativas indicam que um portador que desenvolve os sintomas da doença aos 20 anos de idade, por exemplo, pode perder 9 anos de vida e 14 anos de produtividade profissional, se não tratado adequadamente.

Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador.

As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como: Estresse e Estilo de vida. Acontecimentos vitais, tais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, entre outros.


A mortalidade dos portadores de TB é elevada, e o suicídio é a causa mais freqüente de morte, principalmente entre os jovens. Estima-se que até 50% dos portadores tentem o suicídio ao menos uma vez em suas vidas e 15% efetivamente o cometem. Também doenças clínicas como obesidade, diabetes, e problemas cardiovasculares são mais freqüentes entre portadores de Transtorno Bipolar do que na população geral. A associação com a dependência de álcool e drogas não apenas é comum (41% de dependência de álcool e 12% de dependência de alguma droga ilícita), como agrava o curso e o prognóstico do TB, piora a adesão ao tratamento e aumenta em duas vezes o risco de suicídio.


Como se diagnostica a depressão?

Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber por que a pessoa está assim. O mais importante é saber como a pessoa sente-se, como ela continua organizando a sua vida (trabalho, cuidados domésticos, cuidados pessoais com higiene, alimentação, vestuário) e como ela está se relacionando com outras pessoas, a fim de se diagnosticar a doença e se iniciar um tratamento médico eficaz.

Como se diagnostica o Transtorno Bipolar (TB)?
O início dos sintomas na infância e na adolescência é cada vez mais descrito e, em função de peculiaridades na apresentação clínica, o diagnóstico é difícil. Não raramente as crianças recebem outros diagnósticos, o que retarda a instalação de um tratamento adequado. Isso tem conseqüências devastadoras, pois o comportamento suicida pode ocorrer em 25% dos adolescentes portadores de TB.

O que sente a pessoa com Depressão
“Freqüentemente o indivíduo deprimido sente-se triste e desesperançado, desanimado, abatido ou “na fossa”, com” baixo-astral”. Muitas pessoas com depressão, contudo, negam à existência de tais sentimentos, que podem aparecer de outras maneiras, como por um sentimento de raiva persistente, ataques de ira ou tentativas constantes de culpar os outros, ou mesmo ainda com inúmeras dores pelo corpo, sem outras causas médicas que as justifiquem. Pode ocorrer também uma perda de interesse por atividades que antes eram capazes de dar prazer à pessoa, como atividades recreativas, passatempos, encontros sociais e prática de esportes. Tais eventos deixam de ser agradáveis. Geralmente o sono e a alimentação estão também alterados, podendo haver diminuição do apetite, ou mesmo o oposto, seu aumento, havendo perda ou ganho de peso. Em relação ao sono pode ocorrer insônia, com a pessoa tendo dificuldade para começar a dormir, ou acordando no meio da noite ou mesmo mais cedo que o seu habitual, não conseguindo voltar a dormir. São comuns ainda a sensação de diminuição de energia, cansaço e fadiga, injustificáveis por algum outro problema físico.



O que sente a pessoa com Transtorno Bipolar
Fase da euforia 
. Alegria exagerada 
. Agitação física e mental 
. Sensação de ter poderes especiais 
. Idéias grandiosas 
. Aumento do desejo sexual 
. Insônia 
Fase da depressão 
.
 Tristeza, irritabilidade 
. Perda ou aumento de apetite 
. Dificuldade de concentração 
. Pensamento de morte ou suicídio

Os pensamentos de uma pessoa com depressão é assim:
Pensamentos que freqüentemente ocorrem são os de se sentirem sem valor, culpando-se em demasia, sentindo-se fracassadas até por acontecimentos do passado. Muitas vezes questões comuns do dia-a-dia deixam os indivíduos com tais pensamentos. Muitas pessoas podem ter ainda dificuldade em pensar, sentindo-se com falhas para concentrar-se ou para tomar decisões antes corriqueiras, sentindo-se incapazes de tomá-las ou exagerando os efeitos “catastróficos” de suas possíveis decisões erradas.
Pensamentos de morte ou tentativas de suicídio
Freqüentemente a pessoa pode pensar muito em morte, em outras pessoas que já morreram, ou na sua própria morte. Muitas vezes há um desejo suicida, às vezes com tentativas de se matar, achando ser esta à “única saída” ou para” se livrar” do sofrimento, sentimentos estes provocados pela própria depressão, que fazem a pessoa culparem-se, sentir-se inútil ou um peso para os outros. Esse aspecto faz com que a depressão seja uma das principais causas de suicídio, principalmente em pessoas deprimidas que vivem solitariamente. É bom lembrar que a própria tendência a isolar-se é uma conseqüência da depressão, a qual gera um ciclo vicioso depressivo que resulta na perda da esperança em melhorar naquelas pessoas que não iniciam um tratamento médico adequado.
Sentimentos que afetam a vida diária e os relacionamentos pessoais
Freqüentemente a depressão pode afetar o dia-a-dia da pessoa. Muitas vezes é difícil iniciar o dia, pelo desânimo e pela tristeza ao acordar. Assim, cuidar das tarefas habituais pode tornar-se um peso: trabalhar, dedicar-se a outra pessoa, cuidar de filhos, entre outros afazeres podem tornar-se apenas obrigações penosas, ou mesmo impraticáveis, dependendo da gravidade dos sintomas. Dessa forma, o relacionamento com outras pessoas pode tornar-se prejudicado: dificuldades conjugais podem acentuar-se, inclusive com a diminuição do desejo sexual; desinteresses por amizades e por convívio social podem fazer o indivíduo tender a se isolar, até mesmo dificultando a busca de ajuda médica.

Tratamentos
Para TB:
O tratamento adequado do TB reduz a incapacitação e a mortalidade dos portadores. Em linhas gerais, inclui necessariamente a prescrição de um ou mais estabilizadores do humor em associação. A associação de antidepressivos (de diferentes classes) e de anti-psicóticos pode ser necessária para o controle de episódios de depressão e de mania.
Para Depressão:
A depressão é uma doença reversível, ou seja, há cura completa se tratada adequadamente. O tratamento médico sempre se faz necessário, sendo o tipo de tratamento relacionado ao perfil de cada paciente. Pode haver depressões leves, com poucos aspectos dos problemas mostrados anteriormente e com pouco prejuízo sobre as atividades da vida diária. Nesses casos, o acompanhamento médico é fundamental, mas o tratamento pode ser apenas psicoterápico.
Pode haver também casos de depressões bem mais graves, com maior prejuízo sobre o dia-a-dia do indivíduo, podendo ocorrer também sintomas psicóticos (como delírios e alucinações) e ideação ou tentativas de suicídio. Nessa situação, o tratamento medicamentoso se faz obrigatório, além do acompanhamento psicoterápico.
Os medicamentos utilizados são os antidepressivos, medicações que não causam “dependência”, são bem toleradas e seguras se prescritas e acompanhadas pelo médico. Em alguns casos faz-se necessário associar outras medicações, que podem variar de acordo com os sintomas apresentados (ansiolíticos antipsicóticos).

Como descobrir se seu filho é Bipolar?
Assinale os comportamentos que seu filho atualmente apresenta ou apresentou no passado. Se você assinalar mais de 20 itens, ele deveria ser examinado por um profissional da área.
Seu filho:
1- Fica aflito demais quando separado da família;
2- Demonstra ansiedade ou preocupação excessiva;
3- Tem dificuldade para levantar-se pela manhã;
4- Fica hiperativo e excitável à tarde;
5- Tem sono agitado ou dificuldade para conciliar o sono;
6- Tem terror noturno ou acorda muitas vezes no meio da noite;
7- Não consegue concentrar-se na escola;
8- Tem caligrafia pobre;
9- Tem dificuldade em organizar tarefas;
10- Tem dificuldade em fazer transições;
11- Reclama de sentir-se aborrecido;
12- Tem muitas idéias ao mesmo tempo;
13- É muito intuitivo ou muito criativo;
14- Distrai-se facilmente com estímulos externos;
15- Tem períodos em que fala excessiva e muito rapidamente;
16- É voluntarioso e recusa-se a ser subordinado;
17- Manifesta períodos de extrema hiperatividade;
18- Tem mudanças de humor bruscas e rápidas;
19- Tem estados de humor irritável;
20- Tem estados de humor vertiginosamente alegres ou tolos;
21- Tem idéias exageradas sobre si mesmo ou suas habilidades;
22- Exibe um comportamento sexual inapropriado;
23- Sente-se facilmente criticado ou rejeitado;
24- Tem pouca iniciativa;
25- Tem períodos de pouca energia, ou alheamento, ou se isola;
26- Tem períodos de dúvida sobre si mesmo ou de baixa estima;
27- Não tolera demoras ou atrasos;
28- Persegue obstinadamente suas próprias necessidades;
29- Discute com adultos ou é mandão;
30- Desafia ou se recusa a cumprir regras;
31- Culpam os outros por seus erros;
32- Enervam-se facilmente quando as pessoas impõem limites;
33- Mente para evitar as conseqüências de seus atos;
34- Tem acessos de raiva ou fúria explosivos e prolongados;
35- Tem destruído bens intencionalmente;
36- Insulta cruelmente com raiva;
37- Calmamente faz ameaças contra outros ou contra si mesmo;
38- Já fez claras ameaças de suicídio;
39- É fascinado por sangue ou coágulos;
40- Já viu ou ouviu alucinações.

CIENTISTAS IDENTIFICARAM AÇÕES ANORMAIS DOS NEURÔNIOS NAS TRÊS FASES DOS BIPOLARES

O transtorno bipolar, que afeta cerca de 1% da população mundial, é caracterizado por flutuações no humor que estão associadas a anomalias na atividade cerebral. Pela primeira vez, um grupo de pesquisadores conseguiu identificar o comportamento dos circuitos neurais envolvidos nas três diferentes fases do distúrbio. De acordo com eles, o estudo pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes.
Amit Anand, psiquiatra da Faculdade de Medicina de Indiana e principal autor do artigo, publicado no jornal Biological Psychiatry, explica que por trás dos sintomas do transtorno bipolar há uma imensa dificuldade de resposta a estímulos externos — como uma piada ou um comercial. O indivíduo que sofre do problema apresenta déficits de autocontrole, que se manifestam de diferentes formas. “Tanto a fase da mania quanto a depressiva (veja quadro) são marcadas pela impulsividade, embora isso esteja mais pronunciado no primeiro caso. É importante saber se a mudança na atividade cerebral durante esses momentos está relacionada à doença em si ou se é um efeito secundário da mania ou da depressão”, destaca. 

Descoberta pode ajudar no desenvolvimento de terapias mais eficazes contra o mal que afeta 70 milhões de pessoas no mundo.

Para investigar o comportamento cerebral durante as três fases, a equipe de Anand realizou exames de ressonância magnética funcional em pessoas bipolares que estavam maníacas, depressivas ou normais. Como o uso de medicamentos mascara a atividade dos circuitos neurais, apenas pacientes diagnosticados, mas não tratados entraram na pesquisa. Pessoas mentalmente saudáveis também participaram como grupo de controle. Enquanto a máquina registrava o que ocorria em seus cérebros, os voluntários foram submetidos a uma série de testes comportamentais usados freqüentemente em estudos psicológicos. Essas avaliações, chamadas de go/no go, têm como objetivo investigar a inibição da resposta, termo usado para definir a capacidade de uma pessoa de controlar e de suprimir ações impróprias a um contexto. 
Reações distintas
No estudo, faces com expressões tristes e alegres foram usadas como estímulo. Durante a seqüência de imagens, ora os participantes tinham de apertar um botão apenas quando viam rostos felizes, ora eram instruídos a fazer o mesmo somente quando a expressão era de tristeza. Também havia fotos de letras aleatórias, incluídas como estímulo neutro, não emotivo. Os pesquisadores observaram que nos grupos de maníacos ou deprimidos houve mais dificuldade e falhas quando os pacientes viam faces alegres ou tristes e não podiam apertar o botão, sinal de que a inibição da resposta estava deficiente. 
No dia a dia, isso significa, por exemplo, que o indivíduo maníaco dificilmente resiste à tentação de fazer uma aposta alta quando está em um cassino. Da mesma forma, o bipolar na fase deprimida pode atentar contra a vida por um motivo que, em outros momentos, não o deixaria abalado, devido ao déficit no sistema de resposta a estímulos.

A ressonância magnética realizada durante os testes mostrou que quando os deprimidos não podiam apertar o botão ao ver um rosto triste, ocorria uma atividade cerebral anormal, comparando ao grupo de indivíduos mentalmente saudáveis. Já os maníacos apresentaram padrões de estímulo cerebral deficientes tanto quando tinham de controlar a resposta diante de faces tristes quanto na hora em que precisavam fazer o mesmo em relação aos rostos felizes ou às letras neutras. As anomalias na ativação do cérebro foram verificadas mesmo nos pacientes que são bipolares, mas, no momento do teste, estavam na fase de humor equilibrado.
Publicação: 12/02/2013

Alguns "Famosos" que sofre de TB e Depressão:


Espero que tenham gostado.
Até a próxima!
  
























Nenhum comentário:

Postar um comentário