Sejam Bem vindos!

"Confie no Senhor e faça o bem, assim habitará a terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos de seu coração.Entregue seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá."

Salmos 37:3-5


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Infarto - "O ataque Cardíaco"

Não à toa, o brasileiro se aflige pela saúde do seu coração. Afinal, os males cardiovasculares lideram o ranking da mortalidade no Brasil (e no mundo), representando quase um terço dos óbitos no país. A cada dois segundos, morre uma pessoa por causa dessas doenças. Para piorar, a maior parte das vítimas está em plena idade produtiva: 65% delas ocorrem na faixa dos 30 aos 69 anos. Nesse triste cenário, o principal vilão é o temido ataque cardíaco ou, simplesmente, infarto. Mas, para entender como tudo acontece, é preciso saber...

O coração é um órgão incrível. Sem parar, ele bomba oxigênio e nutrientes pelo seu corpo para manter a vida.No homem, a circulação é feita através de um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração.

O coração é um órgão musculoso oco, o miocárdio, com fibras estriadas, revestido externamente pelo pericárdio (serosa). O coração é do tamanho aproximado de um punho fechado e com peso em média de 400 g, tem cerca de 10 cm de comprimento por 8 a 9 cm de largura. O coração quase sempre continua a crescer em massa e tamanho até um período avançado da vida; este aumento pode ser patológico.
São três os principais de vasos sanguíneos
Artérias: elas começam com a aorta, a grande artéria que sai do coração. As artérias carregam o sangue rico em oxigênio para fora do coração, indo para todos os tecidos do corpo. Elas se ramificam diversas vezes, tornando-se menores e menores conforme carregam o sangue para pontos mais distantes do coração.
Capilares: são pequenos e finos vasos de sangue que se conectam com as artérias e com as veias. Suas finas paredes permitem que o oxigênio, os nutrientes, o gás carbônico e outras substâncias nocivas entrem e saiam das células dos órgãos. 
Veias: são vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração. Esse sangue tem baixo teor de oxigênio e é rico em substâncias nocivas, que serão eliminadas pelo corpo. As veias tornam-se mais e mais largas conforme elas ficam próximas do coração. A veia superior cava é a veia larga que traz sangue da cabeça e dos braços para o coração, e a veia inferior cava é aquela que carrega o sangue do abdômen e das pernas para o coração.
Esse vasto sistema de veias sanguíneas artérias, veias e capilares tem quase 100 mil quilômetros. É comprido o suficiente para dar a volta ao mundo mais de duas vezes! O sangue circula de forma contínua pelas veias sanguíneas do seu corpo. 
Localização e funcionamento
O coração se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Ocupa no tórax, a região conhecida como mediastino médio. O coração funciona como uma bomba, recebendo o sangue das veias e impulsionando-o para as artérias. 
Divisão do coração
O coração é dividido por um septo vertical em duas metades. Cada metade é formada de duas câmaras; uma aurícula superior e um ventrículo inferior. Entre cada câmara há uma válvula, a tricúspide do lado direito, e a bicúspide do lado esquerdo. Estas válvulas abrem-se em direção dos ventrículos, durante a contração das aurículas. Na aurícula direita chegam as veias cava superior e inferior, e na aurícula esquerda, as quatro veias pulmonares. Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta.
Estrutura e funções
A atividade do coração consiste na alternância da contração (sístole) e do relaxamento (diástole) das paredes musculares das aurículas e ventrículos. Durante o período de relaxamento, o sangue flui das veias para as duas aurículas, dilatando-as de forma gradual. Ao final deste período, suas paredes se contraem e impulsionam todo o seu conteúdo para os ventrículos.
A sístole ventricular segue-se imediatamente a sístole auricular. A contração ventricular é mais lenta e mais energética. As cavidades ventriculares se esvaziam quase que por completo com cada sístole, depois, o coração fica em um completo repouso durante um breve espaço de tempo. A freqüência cardíaca normal é de 72 batimentos por minuto, em situação de repouso.
Para evitar que o sangue, impulsionado dos ventrículos durante a sístole, reflua durante a diástole, há válvulas localizadas junto aos orifícios de abertura da artéria aorta e da artéria pulmonar, chamadas válvulas semilunares. Outras válvulas que impedem o refluxo do sangue são a válvula tricúspide, situada entre a aurícula e o ventrículo direito, e a válvula bicúspide ou mitral, entre a aurícula e o ventrículo esquerdo.
A freqüência das batidas do coração é controlada pelo sistema nervoso vegetativo, de modo que o simpático acelera e o sistema parassimpático a retarda.
Doenças do coração
As doenças cardíacas são as principais causas de mortalidade nos países desenvolvidos. Podem ocorrer em conseqüência de defeitos congênitos, infecções, estreitamento das artérias coronárias, hipertensão ou alterações no ritmo cardíaco.
A principal forma de doença cardíaca nos países ocidentais é a arteriosclerose. O acúmulo de depósito de material lipídico - colesterol - pode causar uma obstrução que tampa as artérias (trombose). Esta é a causa mais importante de um ataque cardíaco, ou infarto do miocárdio, que tem conseqüências mortais com freqüência.
A alteração do ritmo cardíaco normal (arritmia) é a causa imediata de morte em muitos infartos do miocárdio.
O problema mais grave é o bloqueio cardíaco completo. Este pode ser corrigido pela implantação de um marca-passo artificial (um dispositivo que emite descargas elétricas rítmicas), para provocar a contração regular do músculo cardíaco.





O que é Infarto?
Também é conhecido como:Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca, Ataque cardíaco.
Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. Os médicos chamam isso de infarto do miocárdio.
Causas
A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias. As artérias coronárias levam sangue e oxigênio para o coração. Se o fluxo sanguíneo estiver bloqueado, o coração ficará sem oxigênio e as células cardíacas morrerão.


A maioria dos ataques cardíacos é causada por um coágulo sanguíneo que bloqueia uma das artérias coronárias.
Uma substância dura chamada placa pode se acumular nas paredes de suas artérias coronárias. Essa placa é constituída de colesterol e outras células. O ataque cardíaco pode ocorrer devido ao acúmulo de placa.
  •  A placa pode desenvolver fendas ou lacerações. As plaquetas sanguíneas grudam nessas lacerações e formam um coágulo sanguíneo. Um ataque cardíaco poderá ocorrer se esse coágulo sanguíneo bloquear completamente o fluxo de sangue rico em oxigênio para o coração. Essa é a causa mais comum de ataques cardíacos.
  • A formação lenta da placa pode praticamente bloquear uma das artérias coronárias. Poderá ocorrer um ataque cardíaco se o sangue que fluir através do bloqueio não contiver oxigênio suficiente. É mais provável que isso ocorra quando seu corpo estiver sob estresse (por exemplo, devido a uma doença grave).A causa de ataques cardíacos nem sempre é conhecida.
Os ataques cardíacos podem ocorrer:
  • Quando você está descansando ou dormindo
  • Após um aumento súbito na atividade física
  • Quando você está praticando uma atividade externa em um clima frio
  • Após um estresse físico ou emocional súbito, incluindo doenças
O choque cardiogênico é um estado no qual o coração sofreu tantos danos que não consegue fornecer sangue suficiente para os órgãos do corpo. Essa doença é uma emergência médica.
Exames
Um médico ou uma enfermeira realizará um exame físico e auscultará seu tórax com um estetoscópio.


  • O médico poderá auscultar sons anormais em seus pulmões (chamados de estalidos), um sopro cardíaco ou outros sons anormais.
  • Você poderá ter uma pulsação rápida.
  • Sua pressão arterial poderá estar normal, alta ou baixa.
Um exame de sangue com troponina pode mostrar se você tem lesões no tecido cardíaco. Esse exame pode confirmar se você está tendo um ataque cardíaco.
A angiografia coronária geralmente é realizada imediatamente ou quando o paciente está mais estável. 
  • O exame usa um contraste especial e radiografias para verificar o fluxo de sangue pelo coração.
  • Isso pode ajudar o médico a decidir qual será o próximo tratamento necessário.
Também podem ser realizados exames como o eletrocardiograma (ECG).

Um Eletrocardiograma (ECG) registra a atividade elétrica do coração. Um impulso elétrico, gerado no nódulo sino-auricular, precede cada contração do músculo cardíaco; as ondas desenhadas em um ECG traçam o trajeto desses impulsos tal como se propagam no coração. As irregularidades do ECG refletem afecções no músculo, no fornecimento de sangue ou no controle neural do coração.

  • O exame usa um contraste especial e radiografias para verificar o fluxo de sangue pelo coração.
  • Isso pode ajudar o médico a decidir qual será o próximo tratamento necessário.
Outros exames para observar o seu coração que podem ser realizados enquanto você estiver no hospital:
  • Ecocardiografia;
  • teste de esforço físico;
  • teste de esforço nuclear.
A dieta que previne infartos e outras doenças cardíacas

Você sabia que uma dieta correta reduz em até 80% o risco de doenças cardíacas? É por essas e outras que constantemente são feitas pesquisas sobre quais alimentos são, de fato, os “mocinhos” e os “vilões” do coração.
Castanha, nozes, avelã, pistache e amêndoa também são “amigos do coração”. De acordo com pesquisadores da Universidade Park, do Texas (EUA), esses alimentos in natura reduzem o risco de males cardíacos entre 25% e 39%, quando consumidos cinco vezes por semana. Isso porque são ricos em vitamina E e contêm gorduras insaturadas, que aumentam o número de receptores do colesterol ruim (LDL) nas células.
Mas atenção. O chocolate e as castanhas são alimentos altamente calóricos e contribuem para o aumento de peso, portanto, devem ser ingeridos em pequenas quantidades (a castanha-do-pará, por exemplo, deve ser consumida no limite máximo de duas unidades por dia).
Os peixes também estão na lista.Eles contêm ômega-3, um tipo de ácido graxo que promove uma faxina geral nas artérias. Esse nutriente é encontrado principalmente no salmão, bacalhau, atum, truta e sardinha. 
Outros "astros" amigos do seu coração
Azeite de oliva possui grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, sendo um aliado na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL). Segundo pesquisas, quem consome mais manteiga e outros óleos corre risco de morte três vezes maior, comparando-se com quem utiliza azeite.
Alho os compostos sulfurados reduzem a pressão arterial e as taxas de LDL. E impedem que o colesterol grude nas paredes das artérias. O ideal é consumir até três dentes crus por dia.
Cebola  diminui a formação de placas de gordura que causam a obstrução dos vasos sanguíneos;
Frutas como morango, goiaba e laranja possuem vitamina C, um poderoso antioxidante que também reforça a parede das artérias, por combater a formação das placas de gordura.O ideal é consumir, no mínimo, duas frutas por dia ricas nesse nutriente.
Tomate  rico em licopeno, que tem propriedades antioxidantes capazes de livrar as artérias do LDL.
Vinho tinto contém flavonóides, antioxidante capaz de diminuir os riscos de doenças cardiovasculares (beba com moderação).
Café não há pesquisas que comprovem que ele é maléfico, como dizem. Quem toma café tem menos chances de desenvolver diabetes, e quem tem diabetes e toma café, tem menos chance de ter um infarto. Indiretamente, o café pode ser um grande aliado do coração;
Ovo – especialistas da Universidade de Harvard provaram que o consumo diário não eleva a incidência de infartos e derrames, como diziam. É fonte de proteína de alto valor biológico, vitaminas do complexo A, B, D, E e K e de micronutrientes como colina. Recomenda-se um ovo por dia se a dieta é balanceada e o colesterol normal. Com taxas altas, três unidades por semana.
Os "vilões" do folhetim
Liderando a lista dos “vilões” estão as gorduras saturadas. Elas, que facilitam o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, estão presentes na manteiga, na gordura das carnes vermelhas, pele das aves, laticínios integrais e na banha.
Já os ácidos graxos trans, também relacionados a doenças cardiovasculares, aparecem em alimentos de origem vegetal, como as margarinas. As carnes vermelhas são ricas nesse tipo de gordura. Por isso, reduza o consumo e substitua por peixe ou frango sem pele.
Açúcar, sal e álcool também devem ser evitados. O primeiro, em excesso, ameaça o equilíbrio dos componentes sanguíneos, além de contribuir para a hiperglicemia; o segundo faz que os hipertensos sofram lesões nas paredes dos vasos.
Seis gramas é a dose máxima recomendada de consumo diário de sal. E o álcool em excesso pode aumentar os níveis de triglicérides no sangue e obstruir nossas artérias junto a moléculas de colesterol, provocando um ataque cardíaco.
Outros vilões do dia a dia que prejudicam nossa saúde e qualidade de vida:
  • Gorduras trans;
  • Glúten;
  • Fast-food;
  • Bolos e biscoitos;
  • Queijos amarelos;
  • Requeijão;
  • Doces com chantilly;
  • Frituras em geral.
É bom saber...
Vale registrar que a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que pacientes de risco devam ter no máximo 100 miligramas de LDL, o mau colesterol, por decilitro de sangue. Já o número desejável de HDL, ou colesterol bom, é de 40 para homens e 50 para mulheres.

Importante: Ao menos uma vez ao ano é recomendável fazer exames de sangue (triglicérides,colesterol total mais frações e glicemia) para evitar problemas do coração e viver de forma mais saudável e feliz.
Novo remédio pode evitar o infarto
O resultado de uma pesquisa, que dá esperança para pessoas que possuem acúmulo de colesterol em veias e artérias, propensas a infarto, surpreendeu muita gente.
O Trypanosoma cruzi, protozoário que causa a doença de Chagas (coração incha), pode ser um novo remédio para este mal, porque é produtor de uma enzima chamada transialidase. E quase a mesma substância também trata de lesões na pele provocadas pela radioterapia.
O estudo foi desenvolvido durante 10 anos pela diretora do Laboratório de Inflamação e Infecção do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor-USP), a médica patologista Maria de Lourdes Higuchi, que falou , por telefone, com a reportagem da Tribuna.
Higuchi destaca que não se trata da utilização em si do protozoário, mas “foi feita uma bactéria recombinante para produzir esta proteína, sem precisar se utilizar o Trypanosoma cruzi, elaborada pelo professor Sérgio Schenkman, biologista molecular da Universidade Federal de São Paulo.
A pesquisadora conta que tem esperança de conseguir patrocínio de alguma indústria para continuar a pesquisa e na produção do remédio que vai ajudar pessoas que têm problemas de aterosclerose, pois há muita contaminação com bactérias que poderiam ser eliminadas por esta proteína que é produzida nos animais.
“Quando realizamos as pesquisas, nas últimas quatro semanas, os protozoários tiveram a propriedade de remover estas bactérias e as placas mais gordurosas, responsáveis pela inflamação que ocasiona o enfarte. “Associamos a esta enzima umas nanopartículas de vegetais com propriedade antioxidante e com isto se consegue remover todas as placas”, explicou.
Como o assunto não deixa de estar ligado a Doença de Chagas, já que o foco da pesquisa foi o protozoário que transmite a doença, indagada sobre este mal, a médica respondeu que a doença não está avançando e a grande expectativa é de redução, pois há controle do barbeiro (mosquito transmissor) no país.
Cuide-se!
Até a próxima.






 













 































Nenhum comentário:

Postar um comentário