Sejam Bem vindos!

"Confie no Senhor e faça o bem, assim habitará a terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos de seu coração.Entregue seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá."

Salmos 37:3-5


quarta-feira, 13 de março de 2013

Sobre Feridas e Curativos

Hoje vamos falar um pouco sobre feridas e curativos.
Algumas pessoas não sabem muito bem diferenciar uma ferida de outra, acham que tudo é igual e que merecem o mesmo tipo de medicamento para tratamento e qualquer tipo de curativo.
Devido ao grande número de dúvidas surgidas durante um curso que ministrei sobre "feridas e curativos" e também por perceber o tratamento que algumas pessoas que não são da área de saúde, davam as feridas de seus filhos, familiares e até mesmo às suas próprias feridas,decidi então postar sobre este assunto!
Então, para começar vamos conhecer a anatomia da pele.

A pele e o órgão mais extenso do corpo humano, indispensável para a vida.

Ela é composta de três camadas epiderme, derme e hipoderme ou tecido subcutâneo.
Suas funções são de proteção, sensação, equilíbrio da água, regulação da temperatura, produção de vitamina.

Conceito sobre ferida:
Lesão ou solução de continuidade dos tecidos provocada por um traumatismo externo direto. As feridas podem ser classificadas em: feridas incisas, geralmente de bordos lisos e provocadas por um instrumento cortante; feridas perfurantes, provocadas por instrumentos afilados e pontiagudos, são potencialmente muito perigosas por poderem atingir órgãos vitais; feridas laceradas, que se apresentam com os bordos muito irregulares e rasgadas; e feridas contusas, devidas a um traumatismo, mais ou menos violento, com maceração dos tecidos atingidos.
(do latim ferire «agredir, ferir»)
Classificação das feridas:
a) Ferida asséptica: não contaminada. Ex: Feridas operatórias
b) Ferida séptica: contaminada. Ex: Feridas laceradas 
Denominamos de:
·         Ferimento aberto: Solução de continuidade.
Ex: Incisão cirúrgica, laceração penetrante ou escoriação.
·         Ferimento fechado: Não dá solução de continuidade.
 Ex: Contusão ou equimose.
·         Ferimento acidental: Ferimento devido a um infortúnio.
·         Ferimento intencional: Causado por incisão cirúrgica (fins terapêuticos).

Inflamação:
É uma reação anormal do corpo a qualquer tipo de ferimento.
A resposta inflamatória ocorre em 3 fases:
·         Vascular;
·         Exsudativa;
·         Reparadora.
Fase Vascular: Caracteriza-se por hiperemia local, devido a vaso dilatação. Nesta fase chegam ao local plasma, anticorpos, células sanguíneas. Ocorre processo fagocítico onde os leucócitos englobam as substâncias estranhas e células danificadas.
Fase Exsudativa: Ocorre formação de exudato que são líquidos compostos por células sanguíneas, células de tecido danificado e corpos estranhos.
Pode ser seroso, purulento (infecção), hemorrágico (eritrócitos). O acúmulo de exudato nos espaços intersticiais causa edema e dor localizada.
Fase reparadora - Cicatrização do ferimento. Ocorre remoção das células teciduais lesadas pela regeneração de novas células e formação de tecido cicatricial.
Tipos de cicatrização:
·         Por primeira intenção: É a volta do tecido normal sem presença de infecção e as bordas do ferimento estão bem próximas. Pode ser usada sutura, materiais adesivos.
·         Por segunda intenção - Ocorre quando não acontece aproximação das superfícies com presença de infecção prolongada. O processo de cicatrização necessita de grande quantidade de tecido de granulação para fechar o ferimento.
·         Por terceira intenção - Ocorre quando é necessário fechamento secundário de uma ferida.
Às vezes a ferida é aberta e suturada mais tarde ou é aberta por deiscência.
Fatores que afetam a Cicatrização Normal:
·         A idade, a nutrição, condições de vascularização, edema, inflamação local, hormônios, infecção e a extensão da lesão podem afetar a cicatrização normal. Na cicatrização é comum encontrarmos hemorragias e infecção. Para auxiliar um paciente portador de uma ferida, o enfermeiro deve estar a par da causa, do tipo de ferida e quando esta ocorreu, assim como conhecer a natureza básica dos problemas de saúde e do plano geral de assistência médica do paciente.
Complicações da cicatrização de lesões:
  •  Hemorragia;
  •  Infecção;
  •  Deiscência;
  •  Evisceração;
  •  Fístula.
Tratamento das feridas:
O tratamento de feridas deve ser individualizado para cada paciente, levando-se em conta a etiologia da ferida, a evolução do quadro até então, a existência de comorbidades no paciente, a ocorrência de fatores que impliquem alterações no prognóstico, as características físicas da ferida, a disponibilidade de recursos para tratamento da ferida, a contra-indicação (por alergia ou intolerância) de algum elemento empregável no tratamento da ferida e a própria possibilidade de o paciente viabilizar os tratamentos sugeridos ou propostos pelos profissionais de saúde que o tenham avaliado. Atualmente, a medicina conta com inúmeros tratamentos possíveis para diversos tipos de feridas em suas mais diversas evoluções possíveis. Dentre eles, podem-se citar:
·         Curativos simples: empregáveis na maioria das feridas, têm seu efeito prático baseado na própria capacidade regenerativa do corpo humano (ou seja, a cicatrização espontânea) e sua eficácia aumentada por conceitos introduzidos por estudos médicos e biológicos (como o da higiene local, que aumenta a chance de não contaminação com subseqüente evolução desfavorável;
·         Curativos especiais: diversos grupos de substâncias e aparatos são empregáveis no tratamento de diversos tipos diferentes de feridas. Em geral, para feridas complexas ou de difícil cicatrização, modalidades de cuidados especialmente desenhadas por profissionais especializados (médicos, enfermeiros especializados em estomatologia e feridas) tendem a ser empregadas com grande índice de sucesso no tratamento de tais feridas;
·         Oxigenoterapia hiperbárica técnica que consiste em fornecer Oxigênio puro em ambiente pressurizado e que aumenta muito expressivamente a velocidade de regeneração de tecidos em feridas e a atividade de defesa do organismo contra infecções agudas e graves. Paralelamente também exibe elevadíssimo nível de sucesso em tratamentos de vasculites de etiologias diversas, infecções indolentes, doenças inflamatórias intestinais, grandes queimaduras, geladuras, amputações com reimplantes, síndromes vasculares complexas, esmagamentos, dentre outros usos. Empregável em feridas complexas com taxa de sucesso muito maior que outras terapêuticas freqüentemente empregadas. Razoavelmente inerte e segura, tem se tornado a melhor opção de tratamento para feridas em geral.
Para que serve um curativo?
É um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de cobertura estéril em uma ferida com a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação de tecidos internos por micro-organismos da pele e meio ambiente.
Finalidades:
  • Facilitar a cicatrização;
  • Evitar ou reduzir a infecção;
  • Remover secreções;
  • Proteger contra traumatismos.
Tipos de curativos:
Varia de acordo com a natureza, a localização e o tamanho da ferida.

  • Abertos: em fendas sem infecção, que após tratamento permanecem abertos (sem proteção de gaze).
  • Oclusivos: veda a ferida criando ambiente úmido e favorável, promove isolamento térmico e das terminações nervosas e impede a formação de crostas Barreira contra bactérias.
  • Compressivo: usado para promover hemostasia e auxiliar na aproximação das bordas do ferimento.
  • Com irrigação: ferimentos com infecção ou fistula, com indicação de irrigação com soluções salinas ou antissépticas. Irrigação feita com seringa.
  • Com drenagem: ferimento com grande quantidade de exudato Coloca-se dreno,tubos, cateteres ou bolsas de colostomia.
Técnicas de realização de curativos:
De acordo com o tipo de ferida: limpa, cirúrgica limpa, cirúrgica contamina úlceras e escaras com secreções e/ou tecido necrosado.

A escara de decúbito é uma inflamação, fenda ou ulcera na pele sobre uma proeminência óssea. É uma complicação para pacientes debilitados e imobiliza e, uma vez que a pele perde sua integridade, o paciente esta sob o risco de infecção.
Causas predisponentes:
Anemia, avitaminose, desidratação, diabete, edema generalizado, febre prolongada, má circulação, obesidade, caquexia, paralisias, pouca vitalidade, incontinência de fezes e urina.
Causas imediatas:
Pressão, fricção, umidade, falta de asseio, aplicação imprópria de aparelhos. de calor e frio.


Regiões mais propiciais:

  • Escápula,
  • joelhos, 
  • ilíaca, 
  • maléolos, 
  • calcâneos, 
  • orelhas, 
  • parte posterior da cabeça, 
  • artelhos, 
  • axilas, 
  • seios, 
  • qualquer superfície que esteja sofrendo pressão constante.

Estágios das escaras de decúbito:
1. Rubor da pele, que desaparece quando a pressão é aliviada.
2. Lesão à circulação e tecidos superficiais; rubor e edema não desaparecem;
endurecimento do tecido superficial;
3. Destruição das camadas subcutâneas; células necróticas; destruição de tecido capilar subjacente;
4. Destruição avançada de capilares subcutâneos e massa muscular; caso seja muito profunda, exposição do osso subjacente.

Como prevenir uma ferida?
• Avaliar os fatores de risco do paciente, temperatura ambiente alta, umidade, roupa de cama mal alinhada;
• Mudança de decúbito a cada uma ou duas horas;
• Manter o lençol no leito esticado;
. Manter a pele do paciente seca;
• Reposicionar o paciente adequadamente;
• Usar artifícios mecânicos adequados para reduzir a pressão.
Assistência de enfermagem:
• Antes de fazer o curativo, observar o estado do paciente, ler as anotações sobre o tipo de curativo, sua evolução e cuidados específicos.
• Nas feridas cirúrgicas, a pele ao redor da ferida é considerada mais contaminada que a própria ferida, enquanto que nas feridas contaminadas a área mais contaminada é a de interior da lesão (importante lembrar ao limpar ou tratar a lesão);
• Quando o paciente necessitar de vários curativos, iniciar pela incisão fechada e limpa, seguindo-se as lesões abertas não infectadas e por último as infectadas;
• Ao dar banho em pacientes com curativo, aproveitar para lavar a lesão;
• Devido ao risco de infecção hospitalar, não é recomendado levar o material de curativo no carrinho. Deve-se levar só a bandeja com o material, para junto do paciente;
• Não jogar o curativo anterior e as gazes utilizadas na cesta de lixo do paciente;
• Não comprimir demais com ataduras e esparadrapo o local da fenda, a fim de não prejudicar a circulação;
• O saco plástico que recebe gazes usadas no curativo deve ser de uso individual;
• Os curativos devem ser trocados diariamente e sempre que se apresentarem úmidos ou sujos;
• nas feridas com exudato ou com suspeita de infecção deve ser colhida amostra e encaminhada imediatamente ao laboratório.

Qual o curativo ideal?
Aquele que Mantém alta umidade
- Nada de curativo secos em fendas abertas. Não há necessidade de secar tendas abertas, somente a pele ao redor dela.
Sempre remover o excesso de exudação.
- O curativo deve ter um pouco de absorção;
- Pode ser necessário fornecer um segundo chumaço.
Permite a troca de gazes
Manter isolador térmico.
- As fendas não devem ser limpas com loções frias;
- Os curativos não devem permanecer removidos por longos períodos de tempo  (isso também permite que a ferida seque).
Deve ser impermeável as bactérias
Deve ser Isento de partículas e tóxicos contaminadores de feridas.
- Não se deve usar lã de algodão ou qualquer gaze desfiada;
- Os chumaços absorventes não devem ser cortados para não desfiar.
Deve ser retirado sem trauma.
- Nada de curativo secos em feridas abertas;
- E preferível irrigá-las e esfregá-las.
Produtos modernos de tratamento de feridas:
• Alginatos:- Contém alginato de Ca (cálcio), derivado de algas marinhas;
- Interativo: sua estrutura se altera a medida que ele vai reagindo com a ferida; ao absorver a exudação para feridas, muda de estrutura fibrosa para gel;
- Adequados para feridas com exudação moderada ou grande.
• Antibacterianos (Antibióticos):
a) Flamazine®:
- Creme que contém sulfadiazina de prata;
- Eficaz contra Pseudomonas e S. aureus;
- Amplamente utilizado em queimaduras.
b) Metrotop®:
- Contém metronidazona,
- Reduz o odor das bactérias anaeróbias;
- Utilizado em tumores com fungos.
• Curativos de carvão.
- Feitos de carvão ativo, eficaz na absorção dos elementos químicos liberados das feridas com mau odor (infectadas, necróticas ou fuliginosas);
- Pode precisar de um curativo secundário
- Deve ser trocado a cada 7 dias.
• Hidrocolóides:

- Curativos interativos compostos cie uma base hidrocolóide feita de celulose,
gelatinas e pectinas e de um revestimento de filme ou espuma de poliuretano;
- A medida que o curativo vai absorvendo o exudato, vai se transformando em gel depois num líquido amarelo, com um odor diferenciado;
- Não é necessário curativo secundário,
Usado em feridas com pouca exudação.
• Hidiogels:
- Curativos de goma de co-polimero e contém grande quantidade de água,
- Eficazes em feridas granuladas com baixa ou moderada exudação;
- Requer curativo secundário.
Pasta de açúcar
- Açúcar sem aditivos, na forma de mel;
- Utilizado nas feridas com grande exudação, sujas ou com mau odor;
- Requer curativo secundário;
- Deve ser trocado a cada duas horas.
Filmes permeáveis ao vapor:
- Oferecem ambiente de cicatrização úmido, sem absorção;
- Não usar em feridas infectadas
O que são Fendas?
São o resultado visível de lesão ou morte das células dos tecidos,podendo envolver total ou parcialmente a espessura da pele.






Espero te-los ajudado!
Um abraço e até a próxima!


Um comentário: