Sejam Bem vindos!

"Confie no Senhor e faça o bem, assim habitará a terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos de seu coração.Entregue seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá."

Salmos 37:3-5


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mioma - Um problema sério para a mulher!

Hoje ao realizar um exame chamado ultrassonografia transvaginal,tive uma surpresa nada agradável,pois descobri que tenho um pequeno mioma intra mural.Fiquei muito surpresa pelo diagnóstico e até há algumas horas atras "a ficha ainda não tinha caído"...Fiquei horas e horas pensando como que isso estava acontecendo comigo?Logo comigo, que me cuido até exageradamente,principalmente se tratando da parte ginecológica!
Daí foi que "a ficha caiu"...Com a chegada da menopausa e seus sintomas (horríveis,diga-se de passagem!),minhas irritações eram tantas que meu raciocínio não alcançavam a ideia de realizar uma ultrassonografia uterina, pois naquele momento de desconforto minha prioridade era de me livrar daquela sintomatologia desagradável que eu sentia diariamente.Só hoje,por instinto profissional resolvi realizar o exame para ver se estava tudo ok...E o resultado foi este!
Mas, isso não é o fim do mundo...Por esta razão decidi pesquisar mais sobre este assunto para me inteirar e aprender mais um pouco para compartilhar com vocês e também para alertar e esclarecer a muitas mulheres os mitos sobre os Miomas.
Então, vamos ao que interessa! 
Conceito:
A designação científica é leiomioma uterino (leio=liso + mio = músculo + oma = tumor benigno). É um tumor benigno composto basicamente de músculo uterino que cresce dentro ou fora do útero e pode alterar o formato do órgão à medida que se desenvolve.

Os miomas são, sem sombra de dúvida, os tumores uterinos benignos mais freqüentes, acometendo 20% das mulheres no período reprodutivo, podendo aumentar para 50%, dependendo do grupo de mulheres estudadas. Predomina em mulheres afro-americanas se comparadas às mulheres brancas.Os miomas podem ter diversas localizações no útero, quais sejam: subserosos, submucosos ou intramurais, além de poderem também estar localizados no colo uterino ou no ligamento largo (estrutura de sustentação do útero no interior da cavidade), por exemplo.

Os miomas subserosos crescem para fora do útero e normalmente não irão causar alterações menstruais, porém podem levar a dor por comprimir outras estruturas próximas, bem como, a sensação de peso na barriga quando são miomas muito grandes. Eles podem estar localizados ainda no ligamento largo - um local de difícil resolução cirúrgica, caso seja necessário a sua retirada.
Os miomas intramurais se encontram na intimidade da parede do útero, ou seja, na espessura da parede, podendo causar alterações menstruais e aumento do volume uterino. Já os miomas submucosos se localizam no interior da cavidade uterina alterando as menstruações, e levando a um aumento. Isto acontece, muitas vezes de forma acentuada na quantidade de menstruação durante este período, podendo também levar às irregularidades menstruais.
Hoje em dia, a grande maioria de casos de miomas subserosos podem ser resolvidos por uma técnica cirúrgica, onde não há necessidade de cortes na barriga, denominada histeroscopia. A histeroscopia, serve tanto para cirurgia quanto para exame quando não se tem certeza do diagnóstico.
Quando se fala em localização, podemos ter a associação, ou seja, miomas submucosos e intramurais e miomas subserosos e intramurais. Os subserosos que forem pediculados jamais terão a parte intramural, o que os torna mais fáceis para serem operados em caso de necessidade. Além disso, os miomas podem ser únicos ou mais freqüentemente, múltiplos.
A histeroscopia diagnóstica é um exame realizado para observar a cavidade uterina e o canal cervical. A grande vantagem é a possibilidade de sua realização em ambulatório sem o uso da anestesia e sem requerer internação.
Indicações diagnósticas:
• Infertilidade.
• Abortamento habitual.
• Sangramento uterino anormal.
• Pólipos.
• Miomas.
• Aderências.
• Espessamento do endométrio.
• Adenocarcinoma do endométrio.
Cavidade uterina visualizada na
histeroscopia diagnóstica

Indicações da histeroscopia cirúrgica:
 (o método reduz significativamente o risco de infecção hospitalar e o tempo de recuperação da paciente é mínimo, apresenta menos de 1% de complicações cirúrgicas)


• Retirada de miomas
• Retirada de pólipos.
• Retirada de sinéquias (cicatrizes) ou de septos (alteração congênita).
• Ablação do Endométrio (alternativa à histerectomia) para diminuição de hemorragias.
• Remoção de corpo estranho.
• Biópsia dirigida.
• Cateterização tubária.


Video-laparoscopia:
A vídeo-laparoscopia, consiste na visualização da cavidade pélvica e abdominal, através de uma lente ótica acoplada a uma câmera. Para que tal procedimento seja possível há a necessidade de iluminação do interior da cavidade, obtida por uma fonte de luz que através de um cabo que pode ser de fibra ótica ou de cristal líquido transporta um feixe de luz até a ótica, iluminando, assim, a cavidade abdominal.
Além da iluminação, necessita-se também de se insuflar esta cavidade, para poder ter uma visão ampla da mesma, permitindo, assim não só a realização de um procedimento apenas como diagnóstico, mas cirúrgico e para isso usa-se um aparelho denominado insuflador.
Este insuflador além de infundir gás no interior do abdômen, mantém o referido gás durante o tempo necessário para se executar os procedimentos necessários. 
laparoscopia
O QUE CAUSA? 
A causa do mioma é desconhecida. O que se sabe é que a progesterona e o estrogênio influenciam o seu desenvolvimento. Tanto que com a chegada da menopausa, e a queda na produção de hormônios estrogênios, o mioma costuma encolher e até desaparecer. Durante a gravidez, ao contrário, sua tendência é aumentar. Os fatores de risco são a idade, histórico familiar, origem étnica e obesidade.
OS PRINCIPAIS SINTOMAS: 
Apesar de se manifestar em mais de 75% das mulheres, a metade não apresenta sintoma. Os principais desconfortos produzidos pelo mioma, à medida que se desenvolve, podem ser:
  •  menstruação irregular — forte e por períodos prolongados — o que pode levar à anemia;
  • cólicas;
  • sangramento fora de hora (entre uma menstruação e outra);
  • dores (abdominais, pélvicas e na relação sexual);
  •  problemas urinários (vontade mais frequente de urinar, infecção do trato urinário, cistite, infecção dos rins).
  DIAGNÓSTICO: 
Pode ser detectado no exame de toque ginecológico de rotina, quando altera o tamanho do aumento do útero ou o seu relevo. A ultra-sonografia trans-vaginal é o exame indicado para a confirmação do diagnóstico. Ele revela a quantidade de miomas, a localização e o tamanho de cada um.

Segue algumas explicações dos motivos da necessidade de mudar os hábitos para melhorar a condição e saúde do útero:
1 - A gordura do corpo produz e armazena estrogênio: se estamos acima do peso, este é um fator importante a ser eliminado, pois assim se reduz a quatidade de hormônio/hormonas no corpo; engordar e emagrecer também é um fator agravante para o crescimento dos miomas.
2 - O órgão responsável por eliminar o estrogênio do corpo é o fígado; então, cuide do seu fígado! O fígado também é responsável por metabolizar as gorduras que se come, assim como o álcool, o café, etc...a dieta que ajuda os miomas a diminuírem (ou a não crescerem novamente, principalmente, se acabou de fazer uma miomectomia) é uma dieta pobre em gorduras e rica em fibras.
Por quê? Se ingerimos menos gordura, damos menos trabalho para o fígado, que poderá se ocupar em processar o estrogênio em excesso do corpo, ou aquele estrogênio que faz os miomas crescerem. O mesmo para o álcool, que acaba por fazer o fígado trabalhar demais, e deixar de processar o estrogênio.
O mesmo para o café. Segundo alguns estudos a cafeína estimula a produção de estrogênio, além de sobrecarregar o fígado.
Existem alimentos, como a alcachofra, por exemplo, que ajudam o fígado a trabalhar melhor; também existem chás e outras opções como vitamina B6 e outras vitaminas, mas é preciso conversar com um nutricionista, ou um médico para indicá-los da forma correta.
3 - As fibras: uma dieta rica em fibras, aliada a um processo digestivo saudável, com o fígado a trabalhar feliz da vida, vai ajudar a eliminar o estrogênio nas fezes. Se tiver prisão de ventre, se fica com as fezes por dias paradas no intestino, saiba que aquele estrogênio que o fígado tratou de eliminar, será reabsorvido pelo sangue. Então é preciso ir ao banheiro/casa de banho todos dias, para eliminar o excesso de estrogênio, que faz os miomas aparecerem e crescerem.
Cada mulher deve procurar o alimento que mais a ajuda a regular o seu próprio intestino, e não deixar se levar por propaganda, se comer fibra, com certeza seu intestino irá funcionar. Incluí na dieta uma porção de repolho cru (com vinagrete ou o tempero que  preferir) antes do almoço e do jantar. Além de ter poucas calorias, ele obriga a mastigar bastante, contribuindo para a sensação de saciedade, e acaba-se comendo menos na refeição. Ajuda e funciona muitíssimo, em todos os sentidos. Algumas pessoas têm gases com repolho, então é melhor consultar um nutricionista, para fazer este tipo de orientação. Também comer duas colheres de sopa de aveia por dia, em salada de fruta, sucos/sumos, banana, etc. a aveia ajuda bastante. Quando se estar com prisão de ventre/obstipação usar uma laranja batida no liquidificador, tirar só a parte branca da casca, e tomar, funciona.
4 - Coisas a evitar, ou seja, coisas que não pode ou deve evitar comer: açúcar branco, café, álcool, manteiga, margarina, requeijão, queijos amarelos, farinha branca (pães, doces, bolos que não sejam integrais). Enfim, no começo é um pouco complicado, mas equilibrar a dieta, para dar um controlo nos miomas, é importante. Estes alimentos contém gordura, que deve ser evitada. Abuse dos legumes, das verduras e das frutas e evite todo o tipo de alimento condimentado artificialmente..frios, enlatados, embutidos, etc.
5 - Carnes: como se quer aliviar o fígado, nada de gorduras, e a carne está cheia delas. Se for possível, coma apenas peixe.Se  não aguentar ou não puder, reduza as porções de carne para pequenos pedaços, pequenas quantidade e sempre carnes magras. Estudos dizem que a carne tem hormônio/hormonas que vem da alimentação dos animais; se a carne for de boa procedência isso não é verdade, pois atualmente existem normas rígidas para isso, e os animais não podem mais receber hormônios/hormonas e antibióticos, então não é tão preocupante assim. Evitar carne vermelha e de frango, de qualquer jeito, é uma boa opção.
6 - Exercícios:  O exercício contribui para o equilíbrio hormonal e para a manutenção da saúde, bem como para o emagrecimento e a eliminação da gordura corporal.
7- Melão amarelo:  pode-se acreditar, ou não...mas o melão amarelo é uma fruta amiga do útero. Inclua-o na dieta com freqüência, sobretudo antes da menstruação, pode ajudar bastante...
Informações do saber popular dizem que o melão dissolve os coágulos da menstruação. O melão pode ser tido como alimento que cuida do útero. Troque o refrigerante por suco/sumo de melão... é bom tomar 1/4 do melão todo dia de manhã. 
8 - Homeopatia e antroposofia: O homepata vai tratar a causa dos miomas, e não  apenas os sintomas dele...Inclusive há remédios que ajudam a cessar as hemorragias.
9 - Chás, ervas e afins: Este é um tema polêmico para ser tratado aqui Alguns médicos são descrentes de tudo; riem  quando fala-se de tratamentos com ervas, etc. .Mas o fato é que os médicos só dão duas opções com relação aos miomas: esperar (e esperar é vê-los crescer e se multiplicar) ou operar. Operar pode ser tirar o mioma ou o útero. Aliás, não sei porque os médicos não se importam com os úteros. O útero é a mulher da mulher, assim como o testículo do homem representa a masculinidade.
Será que eles deixariam que lhes arrancasse o testículo fora... afinal, ele pode não servir pra nada......
Tratamentos fitoterápicos:  terapias com uxi amarelo e unha de gato, óleo de prímula, chá verde, agoniada, barbatimão, agnus castus, e todas as opções são válidas e dão muito certo se aliadas com a mudança radical da dieta. O importante é consultar um médico fitoterapeuta. Ele vai  indicar tudo na dosagem certa e a forma correta de fazer.
Não se deve tomar tudo sem orientação, pois as plantas podem ser boas, ou más. Então, é preciso acompanhamento. Existem médicos que utilizam ervas como medicamentos, então é melhor procure um especialista antes de tomar, pois algumas podem dar reações e mesmo serem abortivas.
10 - Se a mudança na dieta e nos hábitos de vida não fizer o mioma diminuir (o que é difícil de acontecer) ou parar de se multiplicar, com toda a certeza a sua vida terá melhorado muito, de qualquer forma. A sua pele e os cabelos ficarão melhores, será mais bem humorada e  feliz, e terá mais força para enfrentar a maratona de ser mulher, de ter útero, e de ter miomas no útero.
(Fonte: Portal do Mioma)


O mioma uterino é uma doença bastante comum e que deve ser tratada de maneira consciente, evitando com isso a realização de cirurgias desnecessárias. 


Cuide-se!

4 comentários:

  1. Descobri ontem q tenho um mioma de 2,50cm e estou muito mal com isso, a medica não receitou nenhum medicamento, falou q eu se cuidasse não entendi muito, por favor mim fale q devo fazer para q isso possa mim tranquilizar, não consigo mais fazer nada so pensando nisso, por faor mim oriente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, tb descobrir a pouco tempo q tenho um mioma submucoso de 3,0 cm que estava me causando muito sangramento e cólica. Logo no inicio fiquei pavorada e cheia de dúvidas, por isso em 5 meses fui a 5 geneco diferente, até sanar a maioria das minhas dúvidas. E é isso q recomendo p vc, se tem dúvidas procure um médico, leia sobre o assunto, formule perguntas, anote e solicite q o seu médico as responda. Sei q é complicado principalmente p quem ñ tem plano de saúde, mas os médicos tem a obrigação de tirar as nossas dúvidas afinal é p isso q pagamos os nossos impostos.

      Excluir
  2. peça ao senhor jesus pra te curar,esse é o melhor rémédio

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas explicações! Estou muito preocupada...

    ResponderExcluir