Sejam Bem vindos!

"Confie no Senhor e faça o bem, assim habitará a terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos de seu coração.Entregue seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá."

Salmos 37:3-5


sábado, 16 de julho de 2011

Empregabilidade na área de Radiologia

Como alguns dos meus ex-alunos do curso técnico em radiologia tem me cobrado bastante porque não divulgo nada na área deles, resolvi hoje postar um pouquinho sobre este assunto, e espero que gostem, pois não é muito a minha praia. O que mais se houve de recém formados dos cursos de radiologia é falta de emprego. A reclamação ocorre devido à falta de oportunidade, gerando assim descrédito aos cursos de radiologia. Mas algo surpreendente acontece e não vejo os mesmo reclamadores de sempre mostrarem o contrario do que dizem.
Não esperem cair do céu, o seu sonhado emprego. As vagas existem, mas não bate a sua porta, corra atrás, e verás que existe a possibilidade; procure por locais onde há serviços a serem implantados. Ofereça seu conhecimento como voluntário mostre que é capaz, pois  muitos não lhe conhecem.Quanto ao famoso Q.I. realmente ele existe, porém quem o faz, faz sabendo exatamente quem ele esta indicando, provavelmente tenha sido estagiário ou voluntário em algum local que ele trabalhe.
Exames radiológicos na gestação
Exames de diagnósticos por imagem são freqüentemente realizados durante a gestação para avaliar afecções maternas preexistentes, inerentes à gravidez ou relacionadas ao feto. Os métodos mais difundidos são aqueles com pouco ou nenhum efeito sobre o feto, tais como a ultra-sonografia (US) e, mais recentemente, a ressonância magnética (RM)(1–3). Os exames radiológicos são geralmente relegados a um segundo plano e eventualmente descartados ou adiados, em virtude da apreensão gerada pelos potenciais riscos à saúde do feto; no entanto, um diagnóstico postergado ou perdido, em função da não utilização destes exames, pode ser mais nocivo à saúde materna e do próprio feto do que os possíveis riscos associados ao uso da radiação ionizante(4–6). Conhecer os princípios e efeitos biológicos das radiações ionizantes, bem como os limiares de doses associadas a efeitos deletérios sobre o embrião e o feto, permite medir os riscos e justificar a utilização de determinados métodos radiológicos em benefício da gestante.
 RECOMENDAÇÕES PARA EXAMES RADIOLÓGICOS EM GESTANTES
A indicação de exames radiológicos deve considerar o benefício obtido pela gestante e a disponibilidade de exames alternativos e inócuos ao feto, como a US e a RM. Deve ser levada em conta a idade gestacional, a condição física da paciente e distúrbios gestacionais associados. Deve ser também previamente estimada a dose de radiação absorvida pelo feto com base no protocolo de exame planejado.
Os exames radiológicos devem ser feitos em instituições que possam garantir a adoção de medidas efetivas de proteção radiológica e possuam equipamentos modernos e regularmente calibrados e aferidos. O médico radiologista é geralmente o profissional mais preparado para avaliar a melhor opção diagnóstica em determinada situação clínica, garantindo segurança à gestante e ao feto.
O uso de tomografias computorizadas aumentou mais de 20 vezes nos últimos 30 anos. Ao fornecer uma imagem mais detalhada do que uns normais raios X, existe também um lado negativo, pois a tomografia computorizada expõe o paciente a uma dose maior de radiação. Novos dados mostram que muitos pacientes são sujeitos a níveis mais altos de radiação do que o necessário, e muitos não necessitam desses mesmos exames.
Beijos e até a próxima, espero que tenham gostado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário