Sejam Bem vindos!

"Confie no Senhor e faça o bem, assim habitará a terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos de seu coração.Entregue seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá."

Salmos 37:3-5


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sudorese - Hiper hidrose - Suor intenso


Se você é daqueles que sua em bicas porque vai falar em público, ou então participar de uma reunião importante, não se preocupe. Muito mais comum do que se imagina, a transpiração em excesso é um distúrbio causado por fatores psicológicos ou orgânicos, mas tem solução. Muitas vezes, simples mudanças no cotidiano ajudam a amenizar o incômodo. Outra alternativa, dependendo da causa, pode ser a intervenção cirúrgica.
Nada é mais desagradável do que ficar suado. Seja nas axilas, nas mãos, nos pés, no buço, onde for a única certeza é que esta reação do nosso organismo ao calor e a outros fatores externos é extremamente incômoda. E nem pense que este é um problema bobo. A transpiração excessiva é considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde.
A sudorese é uma função essencial que ajuda a manter a temperatura do corpo. O suor é geralmente encontrado embaixo dos braços, nos pés, e nas palmas das mãos.
A quantidade de suor depende de quantas glândulas sudoríparas uma pessoa possui. Uma pessoa nasce com cerca de dois a quatro milhões de glândulas sudoríparas. As glândulas começam a se tornarem totalmente ativas durante a puberdade. As mulheres possuem mais glândulas sudoríparas do que os homens, mas as glândulas dos homens são mais ativas.
A sudorese é controlada pelo sistema nervoso central, a parte do sistema nervoso que não podemos controlar. Por a sudorese ser a forma natural de regular a temperatura do corpo, as pessoas suam mais quando está quente. As pessoas suam mais também quando fazem exercícios ou em resposta a situações que as deixam tensas, nervosas, constrangidas ou com medo.
A sudorese excessiva pode também ser um sintoma da menopausa.
Quem tem tendência genética à hiper- hidrose localizada costuma perceber o problema já na adolescência. O aumento da produção dos hormônios sexuais durante a puberdade estimula a sudorese nas axilas e na região genital, o que pode determinar uma mudança súbita do odor nestas áreas e manchar as roupas.
Apenas 1% dos casos tem causa específica.
Da mesma forma que a hiper-hidrose localizada, a generalizada, que produz um aumento da transpiração no corpo todo, também pode decorrer de situações de ansiedade e nervosismo, quando o sistema nervoso estimula as glândulas sudoríparas écrinas. É possível, ainda, ser conseqüência de doenças que ativam o sistema nervoso simpático (hipertensão, por exemplo) ou infecções, problemas pulmonares, cardíacos e metabólicos como o diabetes.

Em algumas doenças metabólicas, como o hipertireoidismo ou a hipoglicemia, a sudorese excessiva pode ser o único sintoma percebido pelo paciente.
Embora a hiper-hidrose incomode até nos dias frios, é no calor que o desconforto piora. Sempre que a temperatura ambiente ou a do corpo (pela prática de atividades físicas, por exemplo) se eleva, a reação do organismo é eliminar o calor através da transpiração, que umedece e refresca a pele, diminuindo a temperatura corporal. Ambientes ventilados, roupas claras (que não retêm o calor) e fabricadas com tecidos leves, que absorvem o suor, podem não resolver, mas ao menos reduzem o desconforto. Isso é verdadeiro principalmente para pessoas que moram em regiões de clima mais úmido, o que dificulta a evaporação do suor.
Pessoas com excesso de peso suam mais porque a gordura age como um isolante térmico, dificultando nestes indivíduos a perda de calor. Assim, o suor é maior para que a temperatura seja mantida em parâmetros adequados.

O suor é composto de água, eletrólitos como o sódio, o potássio e o magnésio, além de minerais mais raros, como o zinco, o cobre e o níquel. Há também uma pequena proporção de uréia.
O suor em si não tem cheiro. O que provoca o cheiro desagradável são as bactérias que crescem nas regiões em que o suor se acumula.
A transpiração é um processo fisiológico, deve se ter cautela ao imaginar controlá-la. Temperatura, umidade, atividade física e peso corporal são variáveis que podem ser manipuladas para controle do suor. Já a utilização de óleos, talcos, desodorantes específicos, até o momento, não se mostraram eficazes.


Quando a transpiração é excessiva ao ponto de interferir na qualidade de vida da pessoa, fazendo com que ela deixe de realizar atividades ou sair de casa por conta da transpiração. Nesse momento, é hora de procurar ajuda médica.
Transpiração excessiva é quando a pessoa transpira em horas inadequadas interferindo com suas atividades sociais e laborativas. Existem três estratégias para lidar com isso: medicação, toxina botulínica e cirurgia.
Não se conhece a causa da hiperidrose. Especula-se que seja alguma alteração na transmissão de impulsos nervosos oriundos do centro regulador da temperatura no cérebro.
Conforme o caso pode ser indicado tratamento medicamentoso, toxina botulínica ou cirurgia. No caso da medicação, de uso diário, costuma haver melhora em 30 a 50%, principalmente quando no caso de hiperidrose axilar. Conforme se aumenta a dose aumentam os efeitos colaterais, em especial boca seca e retenção urinária.
A toxina botulínica também vem apresentando bons resultados para a hiperidrose axilar. As aplicações devem ser semestrais. No entanto, ao longo do tempo seu efeito diminui. Outro ponto negativo é o custo alto. Para os casos com indicação cirúrgica, temos bons resultados para hiperidrose palmar e axilar.
A cirurgia é indicada quando a hiperidrose provoca intenso comprometimento na qualidade de vida do paciente e as outras estratégias menos invasivas não são aplicáveis. O paciente é operado no mesmo dia da internação, com anestesia geral. São realizadas duas incisões de cerca de 1 cm em cada lado do tórax (no sulco mamário e na axila). A cirurgia dura cerca de 1 hora e após o procedimento o paciente vai para o quarto.
A cirurgia consiste na cauterização do 3º ou 4º gânglio simpático torácico. Este processo interrompe o impulso nervoso que vem do centro regulador da temperatura no sistema nervoso central em direção às glândulas sudoríparas da região de interesse, evitando o suor nesta região.
Dor é a principal queixa no pós-operatório e mantemos medicação para controle de dor por cerca de 10 dias. Também é comum a sudorese compensatória, pois, após a cirurgia, uma superfície grande do corpo fica sem suar e o efeito regulador da temperatura acaba aumentando a sudorese em outras regiões, como dorso, abdômen ou virilhas.
A sudorese compensatória é uma das razões que eventualmente pode levar o paciente a se arrepender do procedimento cirúrgico e realmente acontece em uma parcela dos pacientes. Mas isso vem diminuindo ao longo dos anos por melhoria das estratégias cirúrgicas e de seleção dos pacientes. Outros efeitos possíveis são a Síndrome de Horner (queda da pálpebra) e a hiperidrose gustativa, porém, ambas são raríssimas atualmente devido às mudanças no tratamento cirúrgico que deixaram o procedimento mais seguro.

Providências simples às vezes resolvem:
- Manter a virilha e as axilas depiladas ajuda a evaporar o suor e a diminuir o odor causado pelas bactérias, cuja proliferação é favorecida pela umidade retida nos pêlos.
- Se o desodorante provocar alergia saiba que o processo inflamatório responsável por esta reação agrava a sudorese. Troque de marca ou escolha um à base de substâncias neutras.
- Compressas com chá preto ajudam a diminuir o suor, graças à presença de ácido tânico, que desacelera a produção da glândula sudorípara. 
- Desodorantes antitranspirantes obstruem os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor.
- Se o que mais incomoda é o odor da transpiração, causado pelas bactérias, use desodorantes que contenham bactericidas em sua formulação.
- Existem no mercado aparelhos portáteis de ionização, que inibem o funcionamento das glândulas sudoríparas. Durante os 10 primeiros dias é recomendável usar o aparelho duas vezes por dia. Depois dessa fase, bastam apenas duas aplicações semanais.
Espero que tenham gostado!
Um abraço a todos, curtam e compartilhem agora!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário