Manter sua beleza em casa é mais fácil do que se imagina. Seguindo as dicas caseiras de beleza que nossa consultoria está lhe oferecendo agora, fica ainda mais fácil manter sua saúde e sua aparência em dia sem ter que recorrer sempre aos salões de beleza.Algumas receitinhas vêm desde a época de nossas avós e continuam em alta.
Cuidados com os cabelos :
O óleo de coco ajuda a hidratar o cabelo e é benéfico para a saúde de uma maneira geral.
Rico em vitamina E e ácidos graxos, o óleo de coco também é um poderoso hidratante para os fios. É um dos poucos óleos vegetais que penetram tão profundamente na cutícula do fio.O óleo de coco é eficiente porque age no córtex do cabelo, que é a porção interna da massa capilar, ou “estrutura do pelo”.
Uma dica muito fácil e interessante para evitar a queda dos fios é fazer uma boa massagem no couro cabeludo, ela propicia uma circulação de sangue maior, estimulando o crescimento saudável dos fios, é uma técnica simples. Após a lavagem do cabelo com água fria faça uma massagem intensa no couro cabeludo.
Um produto natural bastante conhecido no combate à queda de cabelos é a babosa, também denominada como Aloe Vera, é utilizada há muito tempo no tratamento dos fios, os agentes contidos na planta atuam, positivamente, no fortalecimento dos cabelos e na interrupção da queda. Utilizar a babosa é simples, basta retirar uma espécie de baba encontrada no interior da planta, batê-la no liquidificador e aplicar na raiz dos fios, colocar uma touca plástica ou de alumínio sobre os fios e deixar o produto agir por 30 minutos, depois lave e enxague os cabelos como de costume. Recomenda-se que o procedimento seja realizado duas vezes por semana. Contudo, alguns casos apresentam maior gravidade. Nunca se esqueça que o acompanhamento com um médico dermatologista pode ser a melhor situação para diversos casos de queda de cabelo.
Massagem capilar:
Massagens no couro cabeludo fortalece a circulação, melhorando o fluxo de sangue para os vasos capilares e assim manter a região com saúde para o crescimento das madeixas. Esta é uma das dicas para o cabelo crescer, pois os movimentos circulares na região ajudam os folículos pilosos (que produzem os pêlos) a fazer seu trabalho.
Lavar com água gelada:
Os especialistas recomendam lavar o cabelo com água fria, pois isso melhora a qualidade das cutículas do cabelo e ajuda a fechá-las e deixa-las brilhantes. As pontas dos fios ajudam no crescimento pois evitam a queda de cabelo que ocorrem quando lavamos muito com água quente.
Para que o cabelo cresça rápido, forte e bem bonito. Você poderá usar estes truques para qualquer tipo de cabelo, e com a constância no tratamento, você poderá observar os resultados.
1- Escove o seu cabelo regularmente:
Este é um dos conselhos mais simples e quase parece um absurdo falar disso, mas você precisa ter em mente que a cada dia, deve escovar o cabelo umas 3 vezes. Sim, isso mesmo: 3 vezes ao dia você irá escovar os cabelos, mas com muito carinho e cuidado. Ao fazê-lo você irá massagear o couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo.
2- Corte as pontas do cabelo:
Cortar as pontas do cabelo é uma recomendação de quase todo cabeleireiro, mas que a gente nem sempre segue. Precisamos cortar as pontas do cabelo a cada 3 ou 6 meses para dar maior força ao crescimento. Além disso, lembre-se de que tudo aquilo que está feio nas pontas, acaba tirando hidratação da raiz do cabelo, que é o importante.
3- Massagens com óleo quente:
As massagens com óleo quente ajudam a restaurar muito o seu cabelo. Mas é claro que você não pode usar qualquer tipo de óleo, precisa ser um óleo hidratante e natural, como o óleo de amêndoas. Faça massagens no couro cabeludo durante alguns minutos e pronto, com o tempo seu cabelo estará mais sedoso e suave.
4- Faça uma máscara com claras de ovo:
As claras do ovo ajudam a acelerar o crescimento do seu cabelo. Para fazer a máscara, coloque uma ou duas claras numa tigela (a quantidade depende do seu cabelo) e bata-as bem, depois aplique-as no seu cabelo e deixe-as atuar por algumas horas. Depois lave bem o cabelo e pronto.
Cuidados com os cabelos tingidos:
Compre manteiga de karité e aplique nos fios como uma mascará, mas não deixe próximo a raiz, a seguir coloque papel alumínio, com a parte que brilha em contato com as madeixas e deixe por 25 minutos. Depois retire, lave o cabelo, passando xampu e condicionador e você sentirá a diferença, pode repetir toda vez que sentir que estão ressecados ou mais frágeis. Quem quiser pode fazer uma hidratação capilar profunda também.
Cuidados com o rosto:
A limpeza é uma das etapas fundamentais no cuidado da pele. Com ela, é possível remover as impurezas que se acumulam no rosto, deixando a derme lisa e brilhante como nós desejamos. A nossa dica de beleza para o rosto é misturar uma colher de sopa de aveia, 1/2 colher de sopa de iogurte, 1 colher de chá de suco de limão, uma laranja, uma cenoura e 1 colher de chá de óleo de oliva. Aplique esta mistura e deixe atuar durante 15 minutos e lave com água fria.
Máscara hidratante para peles ressecadas:
Experimente bater um abacate com uma sopa de mel e aplicar essa mistura na pele do rosto. Deixe a máscara para o rosto por 20 minutos, enxague com água abundante e pronto!
Máscara adstringente para peles oleosas:
Basta você pegar três aspirinas e dissolvê-las em um pouco de água. Adicione uma colher de chá de mel ou de iogurte natural e misture. Coloque a mistura na face e deixe pausar por aproximadamente dez minutos. Retire-a da pele, lavando o rosto com água abundante.
Esfoliação caseira:
Esfoliação é o ato de despoluir a pele, removendo todos os vestígios de impurezas e células mortas. Isto faz com que a pele se torne mais macia e, é claro, 100% limpa pois tira os resquícios internos. Para fazer uma esfoliação caseira misture 2 limões com 1 colher de sopa de mel e duas de açúcar. Aplique no rosto em movimentos circulares e retire com água depois de 10 minutos de massagem facial.
Máscara para cravos:
Para remover os cravos e tirar espinhas de forma simples, natural e econômica, basta preparar uma máscara com leite quente e migalhas de pão feito de farinha branca: aplique esta mistura sobre o rosto por 20 minutos, uma ou duas vezes por semana para ver resultados. Pois ele amolece estes “bichinhos” e prontos para saírem naturalmente.
Tônico facial:
Com sachês de chá verde você pode preparar um tônico caseiro facial para dar a sua pele uma limpeza profunda. O chá verde têm antioxidantes e anti-inflamatórias que fazem maravilhas no cuidado da pele. Aplique um algodão umedecido com esse chá frio e deixe relaxar na pele.
Iluminação na pele:
Devido a queimaduras solares, acne, espinhas e cicatrizes ao longo do tempo, além de outros fatores, a nossa pele pode perder seu brilho natural. Para restaurar o brilho, prepare uma mistura de mel e limão e deixe agir por 10 minutos. Quando terminar, você deve lavar com água morna. Outra opção é a aplicação de máscara com banana e abacate, leite e mel.
Máscara Revitalizante:
Misture suco de laranja, leite e mel e aplique no rosto por 10 minutos. As propriedades naturais destes ingredientes vai dar o seu brilho da pele e frescura que se perdeu com os anos ou a mudança brusca de temperatura.
Quem nunca usou, por exemplo, rodelas de pepino sobre os olhos como truque para eliminar as olheiras depois de uma noite mal dormida?
Assim como essa, separamos outras dicas para que você cuide melhor dessas olheiras.
Como reduzir as olheiras:
Duas coisas podem explicar suas olheiras:
- A genética. O organismo de algumas pessoas está predestinado a acumular mais melanina na região dos olhos, que fica mais escura. Essas olheiras são permanentes, vão piorando com a idade e só são resolvidas de verdade com tratamentos mais sofisticados feitos com produtos clareadores (as mais leves) e laser (as mais pesadas).
- O cansaço, a má alimentação, o cigarro. Esses fatores fazem com que os vasos sanguíneos da região dos olhos fiquem dilatados, deixando a região arroxeada. Casos assim podem ser resolvidos com uma boa noite de sono, o fim do cigarro e alimentação saudável.
Um tratamento bem natural e eficaz para amenizar este problema de olheiras é deixar de molho os olhos e a região com algodões molhados com água bem quente e depois de 3 minutos trocar por algodões com água gelada. O choque térmico irá ajudar a reduzir o inchaço das pálpebras e roxos da região, para ter resultado é indicado fazer todos os dias o processo.
Outras dicas importantes:
1- O chá de camomila funciona como um ótimo tônico para pele. Além de acalmar e hidratar a região, ele é responsável por suavizar a cor escura graças as suas propriedades anti-irritantes. Já o chá verde, é antioxidante e melhora a circulação sanguínea, ajudando na redução das olheiras.
Na hora de usar: prepare o chá um pouco mais forte, usando 2 saquinhos. Depois de pronto, coloque na geladeira e deixe esfriar. Faça compressas com um algodão e deixe no olho durante 15, 20 minutos.
2- A água de rosas contém vitaminas A e C, tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias e ajuda a equilibrar a pele.
Na hora de usar: ferva ½ litro de água e despeje pétalas de rosas frescas (2 são suficientes). Deixe ferver mais um pouquinho e despeje a água em um recipiente, com a ajuda de uma peneira. Depois de esfriar naturalmente, faça compressas com um algodão durante 10 minutos.
3- As folhas de hortelã são ótimas opções para acabar com aquelas olheiras mais superficiais de uma noite mal dormida. A sensação de formigamento, provocada por elas, ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na área.
Na hora de usar: esmague de 5 a 6 folhas e aplique sobre o olhos, deixando agir por 10 minutos. Se quiser, você também pode fazer uma pasta com elas usando mel ou azeite. Depois é só lavar com água fria.
4- As batatas contém uma substância natural que clareia a pele e suaviza a cor arroxeada dos olhos.
Na hora de usar: corte a batata (gelada) em rodelas e coloque sobre os olhos, deixando agir por 30 minutos. Depois, lave a região com água morna para ativar a circulação.
5- O pepino acalma instantaneamente a aparência cansada e inchada dos olhos. Além disso, ele tonifica e clareia a pele da região.
Três truques para fazer antes de dormir e acordar com lábios lindos:
Ao tirar a maquiagem, use um algodão embebido de água com sabonete ou desmaquilante para remover o batom. A boca limpa permite que os produtos atuem com eficiência e penetrem com facilidade.
Esfoliação caseira para lábios:
Depois de limpos, use uma mistura de mel com açúcar para esfoliar a pele da boca. O processo removerá excesso de peles mortas e contribuirá para a receptividade da pele a outros tratamentos. Repita o processo semanalmente ou sempre que julgar necessário.
O segredo da esfoliação é não esfregar o local abruptamente, pois isso pode machucar os lábios. Além disso, procure manter um intervalo não menor do que uma semana entre as sessões, para não desgastar demais a pele.
Esfoliantes caseiros:
Para esfoliação intensa,faça uma mistura de açúcar com algumas gotas de azeite ate obter uma textura pastosa,esfregue nos lábios com os próprios dedos,fazendo movimentos circulares suaves.Deixe por alguns minutos e enxague,seque com uma toalha macia e depois use um lip balm.
Açúcar e mel: Prepare uma pasta de uma parte de açúcar para duas partes de mel,esfrevimentos suaves e circulares,deixe agir por alguns minutos enxague seque e passe um lip hidratante para finalizar.
Geleia de petróleo (vaselina):Usando uma escova de dente com cerdas retas e macias,aplique um pouco do produto sobre os lábios,fazendo movimentos circulares.Ao final da esfoliação, deixe a vaselina nos lábios para reidrata-los.
Bicarbonato de sódio:Misture o bicarbonato com um pouco de água ate obter uma pasta.Usando uma escova de dente com cerdas retas e macias,aplique a solução fazendo movimentos circulares.Enxague a mistura,seque e passe um lip hidratante para finalizar.
As pomadas regeneradoras, comumente usadas em criança, como o Bepantol, ajudam a acabar com lábios ressecados e evitar rachaduras ou ferimentos. Com a boca seca, aplique uma generosa camada antes de dormir. Retire o excesso pela manhã apenas usando água. Caso não tenha o produto, invista em hidratantes labiais ou balms.
(Lip balm, balm ou balsamo labial, nada mais é do que um hidratante e protetor labial).
3 dicas para ter lábios mais volumosos:
Um bom truque é o de sombra e luz. Basicamente funciona da seguinte maneira: tudo o que você quer que fique em evidência no rosto deve ser destacado com cores claras, criando pontos de luz. E o que você quer afinar/esconder, basta escurecer. Partindo dessa ideia, podemos aplicar uma sombra clarinha com brilho melhor ainda) no “V” do lábio superior. Se a ideia é iluminar a região, você pode usar um pouco de corretivo ou iluminador no ponto estratégico. O ideal é perceber que o local ficou mais clarinho, com um destaque sutil.
Depois de aplicar o batom de sua preferência, concentre a aplicação de gloss no centro dos lábios superiores e inferiores. O ideal é utilizar o gloss incolor, mas você pode optar por coloridos também, harmonizando com a cor do batom. O brilho e a textura do gloss garantem a impressão de lábios mais cheios, carnudos. Você pode aplicar a sombra iluminadora também no lugar do gloss se preferir o efeito.
Antes de tudo, escolha o lápis de boca no tom exato ou o mais próximo possível do batom escolhido. Use o lápis de boca contornando os lábios e faça o traço um pouquinho para fora do natural, pois é isso que vai causar o efeito de boca maior. Depois, vá preenchendo de leve com o delineador por todo o lábio, pois assim, se o batom sair e você não tiver como retocá-lo, não tem problema. Finalize com a camada do batom por cima. O uso do lápis de boca antes da aplicação ajuda a fixar melhor o batom e evita que ele fique borrado. A ponta fininha é ótima para garantir maior precisão no traço.
Para que a nossa pele fique saudável e bonita é preciso cuidar do que entra no nosso corpo, e isto é feito através de uma dieta saudável que dá ao nosso corpo os nutrientes, vitaminas e minerais que precisamos. Se alimente diariamente de vegetais e frutas, peixe, carnes magras e nozes. E não se esqueça de beber muita água!
Truques caseiros para clarear os dentes:
É normal que os dentes fiquem amarelados com o passar dos anos, principalmente se você abusou de alimentos muito pigmentados e do cigarro. Quem realiza boa higiene oral, faz visitas regulares ao dentista, não fuma e não exagera na ingestão de alimentos como açúcar, café, chá e refrigerantes, tem menos chances de ter o sorriso manchado. Mas depois que as manchas já estão aparentes não há bom hábito que consiga clareá-las, apenas podem evitar que o amarelado se intensifique.
Na parte da manhã, em jejum, colocar uma colher de sopa de óleo vegetal (pode ser de côco ou de gergelim,entre outros) de alta qualidade na boca e imediatamente bochechar o óleo em sua boca e em volta dos dentes. É importante manter o óleo sempre em movimento. Isso deve ser feito sem pressa, sem tensão ou espasmo muscular, por 15 a 20 minutos,
É importante ressaltar que o óleo não deve ser engolido de jeito algum. Portanto, não incline a cabeça para trás para gargarejar, pois isso aumentaria a possibilidade de novamente ingerir os poluentes que você quer eliminar do corpo,
A recomendação é que o bochecho dure até 20 minutos.
Ao terminar, cuspa o líquido para fora e enxágue a boca com água ou água morna com sal.
Os óleos vegetais recomendados pela medicina Ayurveda, são: óleo de gergelim e óleo de semente de girassol. Pode acontecer que o sabor do óleo de semente de girassol não seja agradável ao paladar, mas o óleo de gergelim caia muito bem. Então, a dica é confiar na sua intuição.
De acordo com pesquisa de cientistas irlandeses, o óleo de coco ajuda a combater a bactéria Estreptococos, que faz parte da flora da boca e pode causar doenças como a cárie e abscessos dentários, além de causar mau hálito. Os pesquisadores concluíram também que a substância evita aftas e fortalece as gengivas.
No início desse tratamento de desintoxicação bucal podem aparecer alguns sintomas como irritação na área do nariz ou garganta. Isso acontece quando os focos de infecção começam a desaparecer. Por esta razão, geralmente é indicado continuar o tratamento, inclusive se nos primeiros dias os sintomas piorarem.
O clareamento no consultório é feito com um produto muito mais forte que o clareamento caseiro e necessita de cuidado do profissional para não lesionar a mucosa ou a polpa dental (o nervo do dente). Para efeito de comparação, o produto usado no clareamento caseiro possui uma concentração aproximada de 5% a 7% de peróxido de hidrogênio e o usado no consultório tem concentração de 35% a 38%.
Depois de aplicado o gel clareador nos dentes, é feita a exposição à luz do tipo led ou ao laser, que irá ativar a reação química do produto, acelerando o branqueamento.
As fitas dentárias clareadoras, comumente compradas nas farmácias, devem ser fixadas aos dentes duas vezes ao dia, permanecendo na boca durante trinta minutos. O gel que existe na fita fica em contato com o esmalte do dente, onde as moléculas oxidantes existentes no produto liberam oxigênio, que quebra as moléculas dos pigmentos que escurecem os dentes. Segundo os fabricantes, os resultados começam a ser vistos em cerca de três dias.
Menos calórico dos que outros óleos vegetais, o óleo de coco ajuda a acelerar o metabolismo e oferece mais energia ao organismo. Além disso, ele ajuda a aumentar o HDL, conhecido com colesterol bom, e diminui a porcentagem de colesterol ruim. É importante que o óleo de coco ingerido seja o extra virgem para garantir as propriedades benéficas.
Descolorir os pelos
Antes de começar a descolorir os pelos, você deve protege-los óleo de amêndoa ou parafina branca para depois aplicar a água oxigenada. Ela deve ficar até você notar a mudança de cor, depois deixe a região em contato com a água e para não deixar a pele ressecada aplique um creme hidratante para suavizar. Repita em intervalos de 15 em 15 dias.
Creme esfoliante para evitar pêlos encravados:
Faça uma pasta misturando duas colheres de sopa de fubá fino a seis colheres de sopa de leite integral. Aplique a pasta na região que passará pela depilação com movimentos circulares por cerca de cinco minutos. Enxague a região com água fria para retirar a pasta e seque-a. Passe um talco comum na região e dê início à depilação.
Creme para deixar as mãos macias:
Para as mãos mais secas ou ásperas um bom creme é a solução: compre parafina em barra e derreta em uma panela, espere esfriar e mergulhe as mãos. Depois que fizer uma espécie de mascara pelos dedos é o momento de colocá-las em sacos plásticos e deixá-las por cerca de meia hora. Para quem quiser manter o efeito por mais tempo repita o processo uma vez por semana.
Unhas fracas: 12 dicas para fortalecê-las:
1) Faça as unhas toda semana para manter a limpeza delas.
2) Use produtos que fortaleçam as unhas, mas opte pelos que não levam formol na fórmula, pois podem causar alergias.
3) Deixe a unha um ou dois dias sem esmalte para 'respirar'. Se for passar direto outro esmalte, a unha fica fraca, branca e pode escamar.
4) Prefira os removedores de esmaltes do que as acetonas, pois não agridem as unhas.
5) Não tire toda a cutícula. Ela é a proteção da unha. Tirar tudo faz com que muita gente tenha micoses nas unhas.
6) Antes de aplicar o esmalte, passe sempre a base. Ela protege a unha da pigmentação do esmalte.
7) Após o esmalte, use produtos específicos que façam com que ele permaneça mais tempo nas unhas.
8) Use diariamente hidratantes específicos para cutícula, para não deixá-las ressecadas.
9) Se tiver de fazer tarefas domésticas, como lavar louças, use luvas não apenas para manter o esmalte, mas porque o detergente e os produtos de limpeza estragam as unhas e estimulam o aparecimento de micoses.
10) Tenha sempre em casa o esmalte que está usando. Se começar a descascar, é só corrigir na hora da emergência.
11) Se a unha quebrar, não cole. O ideal é cortar, pois se agarrar em algum lugar pode machucar.
12) Procure consumir alimentos com vitamina C, que ajudam a fortalecer as unhas.
Massagem para descansar os pés:
Mergulhar os pés em uma bacia com água morna ou quente e adicionar sal grosso ou bolinhas que podem ser de gude. Movimente-os pelas bolinhas por cerca de 30 minutos e você verá o quão relaxado seus pés ficarão, esse processo pode ser repetido todos os dias caso prefiram.
Outra dica também é:
- Junte 4 colheres (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de mel, massageie os pés com a mistura antes de tomar banho. Depois que os pés já estiverem secos, finalize passando um hidratante. Entre as receitas caseiras para pés ressecados se pode destacar as usadas para deixar os pés mais macios. Para fazer isso é só misturar ½ copo de vinagre e 1 litro de água morna em uma bacia e colocar os pés de molho por 20 minutos.
- Junte 4 colheres (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de mel, massageie os pés com a mistura antes de tomar banho. Depois que os pés já estiverem secos, finalize passando um hidratante. Entre as receitas caseiras para pés ressecados se pode destacar as usadas para deixar os pés mais macios. Para fazer isso é só misturar ½ copo de vinagre e 1 litro de água morna em uma bacia e colocar os pés de molho por 20 minutos.
Estrias:
São marcas avermelhadas ou esbranquiçadas que aparecem na pele devido a alterações no organismo e que podem apresentar diferentes intensidades. O problema atinge mais mulheres do que homens e costuma afetar as regiões das coxas, bumbum, seios, abdômen e dorso.
As marcas se formam quando há uma sobrecarga na capacidade elástica da pele, que promove o rompimento das fibras colágenas, originando as estrias. Os principais fatores causadores deste processo são:
1- Ganho de peso excessivo
2- Alterações hormonais
3- Uso de corticoide tópico ou oral
4- Gestação
Estrias avermelhadas são mais fáceis de serem tratadas.
As estrias possuem tonalidades avermelhadas ou róseas. Depois de certo tempo, elas passam a ser esbranquiçadas, o que indica que sua remoção é mais complicada.
As estrias vermelhas são as mais recentes. Elas possuem um fluxo maior de sangue, que ocorre como uma tentativa do organismo de restabelecer o colágeno. Já as brancas são mais antigas e, geralmente, apresentam-se como uma linha depressível na pele. Ainda assim, é possível reduzir a intensidade das lesões com o tratamento adequado.
As técnicas mais utilizadas no tratamento de estrias são a aplicação tópica de ácidos, peelings, subincisão, tratamentos a laser e infra-vermelho, dentre outros.
Peeling caseiro contra estrias:
Misture óleo de oliva com açúcar cristal e passe na região estriada com movimentos circulares uma vez por semana. Essa mistura remove as células mortas e ajuda na hidratação, fator que evita o aparecimento de novas fissuras.
A melhor forma de combater as estrias é trabalhar a favor da prevenção. Para isso, alguns hábitos caseiros podem ajudar:
- O uso de um bom creme hidratante diáriamente ajuda a aumentar a elasticidade da pele; tornando-a mais resistente e flexível, o que, consequentemente, evita o aparecimento de estrias.
- O uso do óleo de rosa mosqueta é outra dica caseira para tratar estrias. O líquido tem grande potencial regenerador e ajuda na recuperação da pele.
O óleo de rosa mosqueta é um potente cicatrizador. Quando a mulher já tem estrias, mas elas ainda estão vermelhas e inflamadas, o óleo de rosa mosqueta pode ser usado para melhorar o processo de
cicatrização, deixando a fissura mais fina e evitando sua evolução.
cicatrização, deixando a fissura mais fina e evitando sua evolução.
Disfarçando os odores da região íntima:
Apesar de ser absolutamente normal e até um sinal de saúde, o característico odor da vagina incomoda muitas mulheres que têm uma encanação maior com a higiene íntima.
Quando o odor é muito forte e diferente do habitual, é provável que haja alguma infecção. Neste caso, a mulher precisa procurar um ginecologista para investigar as causas do problema e tratá-lo adequadamente. Já o cheiro normal da vagina é suave e, em alguns casos, até imperceptível pela própria mulher.
Assim como o resto do corpo, a região íntima feminina produz secreções que servem para proteger a área de possíveis contaminações.
Os odores são formados por uma mistura de substâncias que são produzidas na região genital, como suor, sebo e secreções vaginais. Essa combinação favorece uma colonização de bactérias e outros micro-organismos, que servem para proteger a região e, por sua vez, também produzem odores.
A vagina possui um odor suave, não tem nada que se assemelhe a ele. Quando ele é tão forte que conseguimos caracterizá-lo, como cheiro de peixe podre, por exemplo, é sinal de problema.
No último caso, tentar mascarar o sintoma com produtos perfumados ou lavagens excessivas é perigoso. Além de correr o risco de piorar uma possível infecção, a mulher pode deixar de investigar a causa da doença por não perceber mais o odor forte e, em casos mais graves, acabar desenvolvendo condições sérias como o câncer de colo do útero ou infertilidade.
Se a saúde estiver em dia, dificilmente seu odor irá incomodar você mesma ou seu companheiro. Além disso, nós liberamos feromônio, que é muito atrativo para o homem, no sentido primitivo mesmo. Ao tentar mascarar esse odor natural por vergonha, acabamos eliminando esse fator positivo. É provável que seu parceiro goste mais do seu cheiro com a higiene adequada do que de produtos artificiais.
Mulheres obesas, que transpiram bastante ou que têm pelos pubianos muito compridos podem exalar um cheiro mais acentuado. Outros hábitos comuns, como o uso de determinadas roupas, também provocam a condição.
Se após a investigação do seu ginecologista você descobriu que não tem nenhum problema de saúde, pode tentar medidas básicas para melhorar a higienização e favorecer a saúde íntima, minimizando odores.
O ideal é utilizar um produto que se aproxime do pH natural da vagina, que é ácido. Pode ser o sabonete íntimo ou um neutro.
Lavar a vagina internamente pode alterar o pH e destruir a flora local, eliminando as proteções naturais e favorecendo o aparecimento de inúmeras doenças. Além disso, a prática é capaz de mascarar possíveis sintomas de complicações, como o odor mais forte e corrimento, que precisam ser tratados por um especialista.
O absorvente abafa a região íntima e torna o ambiente mais úmido, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias e, consequentemente, a piora de corrimentos e odor. Ao usar um protetor diário para mascarar esses sintomas, a mulher acaba piorando a situação. Ele só deve ser utilizado no final da menstruação e durante o tratamento para escape de urina. É melhor trocar de calcinha no meio do dia do que abafar a região com o absorvente.
Alimentos que combatem o inchaço e o acúmulo de gordura:
1- Farelo de aveia
Contém substâncias chamadas de beta-glucanas, que diminui a absorção de gorduras pelo organismo. Além disso, ainda é um alimento rico em fibras; estas que regulam a flora intestinal e favorecem a eliminação de toxinas.
2- Kiwi
É uma fruta rica em clorofila, que é capaz de limpar e desintoxicar o organismo. No vegetal, também estão presentes sais minerais (como o cálcio e o magnésio) e fibras, que regulam o intestino e reduzem o inchaço.
3- Abacaxi
É uma fruta que melhora a digestão, graças à bromelina: substância capaz de auxiliar o corpo no processamento de alimentos ricos em proteínas (como as carnes).
4- Couve
É um vegetal rico em fibras, que estimula a digestão e prolonga a sensação de saciedade -- afastando, assim, a fome. Além disso, ainda apresenta grande quantidade de clorofila, que ajuda a desintoxicar o organismo.
5- Alface
O alface carrega em sua composição uma combinação de clorofila com flavonoides, capaz de diminuir a retenção de líquidos e combater o inchaço.
Frutas que ajudam eliminar as gorduras:
1- Mirtilo:
Tem o poder de queimar a gordura que se acumula na barriga, além de aumentar as defesas do corpo contra doenças.
2- Pera:
É recheada de flavonoides e catequinas, dois antioxidantes que também auxiliam no controle do peso corporal.
3- Tangerina:
É parente da laranja, faz uma faxina nas artérias e ainda ajuda a controlar os níveis de colesterol do sangue, levando embora a gordura invisível.
Quando voltei a treinar na academia, aos 52 anos, estava me achando um pouco gordinha e com uma barriguinha que me incomodava muito!
Meu principal objetivo lá era ficar com um abdome chapado,sequinho. Durante os exercícios de musculação, um personal me disse algo que nunca mais esqueci e que agora vou compartilhar com vocês : Para você conseguir uma barriga durinha e chapada, não serão só os exercícios abdominais que vão te ajudar. Primeiro, é preciso secar a gordura, pois, quanto maior for a camada de gordura abdominal, menos seus músculos ficarão aparentes. Isso só é possível através de atividades aeróbicas de alta frequência.
O ideal é combinar musculação e abdominais com exercícios cardiovasculares no mesmo treino, preferencialmente nesta ordem.
E isso tenho feito com muita determinação até hoje.
Agora vou compartilhar com vocês alguns exercícios que muito me ajudaram a obter um abdome bem legal!
1- Abdominal na bola:
Sente-se na bola segurando um peso de 5 kg a 7 kg. Faça abdominais nessa ordem: 10 para a direita, 10 para a esquerda e 10 para a frente. Descanse e repita o set.
2- Step:
Segurando dois pesos de 5 kg, coloque um pé em cima do banco. Impulsione o corpo e traga a outra perna em direção à barriga, dobrando o joelho. Volte à posição inicial, sem tirar o outro pé de cima do banco, e repita. Faça três séries de 12 repetições de cada lado.
3- Abdominal infra:
Faça este exercício com a ajuda de um parceiro. Deite-se no colchonete e segure nos calcanhares do auxiliar. Lance as pernas para cima, em direção ao parceiro, sem dobrar os joelhos. Ele deve segurá-las e jogá-las de volta em direção ao solo. Você deve abaixá-las o máximo que conseguir, porém não pode encostar o chão. Repita por quantas vezes conseguir.
Para aumentar a massa muscular é preciso aumentar à ingestão calórica e a quantidade de proteínas da dieta, por isso aqui vão algumas dicas nutricionais que também me ajudaram bastante.
Mais da metade da dieta deve ser na forma de carboidratos e de 1,2g a 1,8g de proteínas/ kg de peso. Os carboidratos escolhidos devem ser o mais natural possível, mais integral, evitando os refinados e processados.
O programa alimentar deve ser dividido em 5 a 6 refeições, combinar proteínas com carboidratos inclusive nas pequenas refeições para potencializar o ganho de massa muscular.
1- Sanduíche de pão integral com atum
2- Iogurte com fruta e aveia
3- Shake de whey protein com banana
4- Tapioca de cottage com peito de peru
5- Barra de proteína
6- Omelete de claras com Aveia
É importante ressaltar, que nem tudo que serve para um serve para outro, por tanto, procure um nutricionista ou profissional na área para melhor traçar um plano nutricional de acordo com seu caso.
E aqui algumas recitas de saladas light que procuro não deixar faltar em minha mesa:
1- Salada de quinoa com camarão
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de quinoa real orgânica em grãos mista
- 1 xícara (chá) de pepino cortado em cubos com casca
- 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho cortado em cubos
- 1 alface americana cortada
- 1 colher de sopa de salsinha
- 1 colher de sopa de cebolinha
- 30 camarões rosa salteados (para saltear, frite os camarões em um pouco de óleo, mexendo até que fiquem dourados)
Molho
- 250 ml de azeite de oliva extra virgem
- 3 colheres (sopa) de semente de linhaça dourada orgânica
- 2 dentes de alho amassados
- Suco de 1/2 limão
- Sal a gosto
- Salsa e cebolinha picadas a gosto
Modo de Preparo
Cozinhe a quinoa real orgânica em grãos mista em uma panela com água e sal até que fique macia. Escorra, espere esfriar e misture com o pimentão, o pepino, a salsinha e metade dos camarões. Arrume sobre um prato a alface cortada, a mistura de quinoa e por cima arrumar os camarões.
Molho
Coloque no liquidificador a semente de linhaça dourada orgânica, o alho, o suco de limão, o sal, a salsa e a cebolinha. Bata levemente. Acrescente o azeite de oliva aos poucos, mantendo o liquidificador ligado até formar um molho cremoso e espesso. Sirva com a salada.
2- Salada de agrião com manga
A salada de agrião com manga pode ser conhecida também como uma poderosa salada detox. Isso porque o agrião é uma folha desintoxicante, responsável por limpar o corpo de toxinas.
Ingredientes:
- 100 g de folhas de agrião
- 30 g de manga cortada em cubos
- 1 colher (chá) de gergelim branco
Molho de manga com gengibre:
- 20 g de manga
- Sumo de ½ limão
- Pedacinhos de gengibre
- Sal e azeite a gosto
- ½ xícara (chá) de água
Higienize o agrião, passe pelo secador de verduras e dispense os talos, ficando apenas com as folhas. Misture às mangas em cubos e reserve.
Bata todos os ingredientes para o molho no liquidificador. Coe e sirva por cima da salada.
3- Salada detox
Ingredientes:
- 1 prato com folhas variadas rasgadas (alface-americana, alface roxa, rúcula, agrião e radicchio (é uma verdura muito parecida com o repolho,com um sabor levemente amargo, sempre crocante, o ‘radicchio’ vermelho é muito usado na Itália )
- 1/2 cenoura cortada em palitos
- 1 rabanete cortado em meia lua
- 1/2 abobrinha italiana cortada em lâminas finas
- 3 ervilhas-tortas cortadas em diagonais
- Um punhado de brotos de alfafa
- 1 colher de sopa de sementes de abóbora cruas, sem sal
Molho de cogumelos:
- 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã orgânico
- 1 colher (chá) de sementes de coentro
- 2 colheres de chá de melado de cana 1/2 colher de sal marinho
- 1 xícara de shitake (são cogumelos, muito usados na culinária japonesa) cortados em tiras
Em uma tigela, misturar todos os ingredientes. Incorporar os cogumelos e deixar descansar por 10 minutos.
Arrume as folhas em um prato raso. Disponha harmoniosamente os vegetais em cima das folhas. Coloque um tufo de broto de alfafa no centro da salada . Para finalizar, polvilhe as sementes de abóbora e distribua por cima todo o molho de cogumelos.
4- Salada de quinoa com vegetais
Ingredientes:
- 1 xícara de quinoa em grãos
- 1 pires de brócolis cozido em água
- 1 colher de sopa de tomate seco
- 1 pires de cenoura
- 1 colher de café de sal
Modo de preparo
Cozinhe a quinoa na água. Separadamente, cozinhe o brócolis. Leve o brócolis ao forno por 15 minutos depois de cozido, assim ele ficará mais crocante e saboroso. Cozinhe a cenoura. Misture todos os ingredientes e, por fim, acrescente o tomate seco em pedaços.
5- Salada de arroz integral com frutas secas
Ingredientes:
Molho
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1 colher (sopa) de vinagre branco
- ¼ colher (chá) de cominho em pó
- Meia colher (chá) de curry em pó
- Sal a gosto
Salada
- 1 xícara (chá) de arroz integral
- 3 xícaras (chá) de água
- Sal a gosto
- 3 colheres (sopa) de castanha de caju picada grosseiramente (45g)
- 2 colheres (sopa) de amêndoas com casca, cortada em 3 partes (30g)
- 2 colheres (sopa) de damasco seco picado
- Cebolinha verde em rodelas a gosto
Modo de Preparo:
Molho
Numa tigela junte o azeite, o suco de limão, o vinagre, o cominho, o curry e o sal. Misture bem e reserve.
Salada
Cozinhe o arroz integral na água conforme recomendação da embalagem. Escorra e espere esfriar.
Tempere o arroz com o molho e misture para que os grãos fiquem bem envolvidos. Deixe tomando gosto.
Numa frigideira junte a castanha e a amêndoa e leve ao fogo brando mexendo de vez em quando, até começar a dourar levemente. Espere esfriar para acrescentar à salada.
Junte os grãos ao arroz temperado e acrescente o damasco. Misture bem.
Salpique a preparação com a cebolinha.
Variação: Acrescente peito de peru fatiado.
Dica: Só coloque as sementes no momento de servir a salada, para que não percam a crocância. E a quantidade de curry pode variar conforme a marca utilizada, portanto coloque aos poucos.
Tempo de Preparo: 10 minutos
Antigamente se cuidar era considerado coisa de mulher. Hoje, os tempos são outros, os homens entraram com tudo para o mercado de beleza e viraram grandes usuários destes serviços e a preocupação é grande, já que eles são tão exigentes quanto às mulheres.
Entre os produtos que eles consomem, estão os produtos para o corpo, cabelo e rosto, entre os serviços, eles gostam de estar com o corte de cabelo em dia, a pele, e claro, eliminar os pelos indesejáveis, e não falamos somente da barba. Hoje muitos homens querem depilar o tórax e as axilas, e até mesmo o abdômen.
A maioria dos homens estão cada vez mais incomodados com os pelos exagerados. Não é apenas pela estética, mas também pelo bem estar e higiene. A depilação passou a ser um item de qualidade de vida também para eles. O pelo demora pra crescer, os odores diminuem, e sua aparência visual melhora muito mais, ajudando ainda a aumentar sua auto-estima.
Muitos homens procuram pela depilação com o intuito de agradar suas parceiras, ou mesmo por necessidade de praticar esportes como natação e lutas marciais, mas com os benefícios percebidos isso acaba virando um hábito.
Orelhas, nariz e as sobrancelhas também merecem cuidados. A depilação com cera quente dessas partes é rápida, quase não dói e muda demais o aspecto do rosto. Alguns homens depilam o excesso de pelo com pinça.
Gostaram de nossa matéria de hoje? Querem contribuir conosco? É só mandar suas sugestões!
Confira também postagens mais antigas sobre dietas detox e outras dicas de beleza! Curtam, comentem e compartilhem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário