páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Tudo que você precisa saber sobre Calvice!



Muitas pessoas acham que "calvice" é coisa de homem, mas se enganam a respeito disto!Pesquisas mostram que a calvice atingem cada vez mais mulheres jovens.Em 2010 foi divulgado um número importante sobre a calvice feminina. 
As estatísticas mostraram que 50% das mulheres podem apresentar algum nível de calvície, seja de origem metabólica, hormonal ou autoimune. Mulheres de qualquer idade podem perder os cabelos devido à dermatite seborreica  pouco ferro no organismo, hipotireoidismo e problemas relacionados à utilização errada de química nos cabelos.
Para entendermos mais sobre este assunto vejamos o que realmente significa  "calvice".

Conceito:
A calvice ou calvicie cientificamente denominada Alopecia, é a redução parcial ou total de cabelos que pode ocorrer em ambos os sexos. Os primeiros sinais de calvície são o afinamento dos fios, ou a substituição dos fios por fios cada vez mais finos e menores até a interrupção do crescimento.

Agora vamos entender sobre a estrutura e ciclo de vida do cabelo:


 


Estrutura do cabelo
O cabelo é composto da proteína queratina, o mesmo tipo de proteína que compõe os pelos e a camada exterior da pele. Cada fio de cabelo consiste em três camadas.
1.   Uma camada interna ou medula, que só está presente em grandes cabelos grossos.
2.   A camada intermediaria conhecida como o córtex. O córtex fornece força, cor e a textura do cabelo.
3.   A camada mais externa, conhecida como a cutícula. A cutícula é fina e incolor, e serve como um protetor do córtex.




Estrutura da raiz do cabelo
Abaixo da superfície da pele existe a raiz do cabelo, que é colocada dentro de um folículo piloso. Na base do folículo piloso existe a papila dérmica. A papila dérmica é alimentada pela corrente sanguínea que leva nutrientes para produzir novos cabelos.
A papila dérmica é uma estrutura muito importante para os cabelos, porque contém receptores para hormônios masculinos e andrógenos.

Os folículos dos cabelos crescem em ciclos repetidos. Um ciclo pode ser dividido em três fases.
·         Anágena – Fase de crescimento
·         Catágena – Fase de Transição
·         Telógena – Fase de repouso

Cada cabelo passa pelas fases de forma independente.

Fase Anágena – Fase de crescimento

Aproximadamente 85% de todos os cabelos estão em fase de crescimento em qualquer momento da vida. A fase anágena, ou fase de crescimento, pode variar de dois a seis anos. O cabelo cresce cerca de 10 centímetros por ano.

Fase Catágena – Fase de transição

No final da fase anágena os cabelos entra em uma fase catágena, que dura cerca de uma ou duas semanas. Durante a fase catágena o cabelo do folículo diminui para cerca de 1 / 6 do comprimento normal. A parte inferior é destruída e da papila dérmica rompe em descanso.

 

Fase Telógena – Fase de repouso

A fase de repouso (Telógena) segue a fase catágena e normalmente dura cerca de 5-6 semanas. Durante este tempo o cabelo não cresce, mas fica preso ao folículo enquanto a papila dérmica permanece descansando. Cerca de 10-15 por cento de todos os pêlos estão nesta fase em um momento.
No final da fase telógena, retorna-se a fase anágena.
A papila dérmica e a base do folículo se juntam novamente e um novo cabelo começa a se formar. Se o cabelo antigo já não tiver caído, o novo cabelo empurra o velho para fora e o ciclo de crescimento se inicia novamente.




O que causa
A causa mais comum da calvície de padrão masculino é a ação de um hormônio chamado di-hidrotestosterona (DHT), responsável pelo crescimento do cabelo, associado com predisposição genética, que pode ser herdado tanto da mãe quanto do pai. A DHT é derivada da testosterona e a enzima 5a-redutase é a responsável por essa transformação. Esse hormônio, a DHT, não provoca a queda total dos fios, mas um atrofiamento, deixando-os finos com o passar do tempo. Ele inicia sua ação nas células da região superior e frontal da cabeça, avançando, mais tarde, para o restante do cabelo. Entretanto, agressões ao couro cabeludo como excesso de química, sol e mau uso de produtos, também podem enfraquecer os fios e ocasionar a calvície, principalmente nas mulheres.
Os exames laboratoriais são desnecessários no homem, geralmente encontrando-se dentro da normalidade. Já nas mulheres testes da função tireoidiana, perfis androgênicos são de grande valor. 




Tratamento

Com o avanço das pesquisas sobre o hormônio DHT, existem hoje medicamentos orais que resolvem com eficácia a calvície. Além disso, existe a possibilidade do tratamento tópico.
O transplante de cabelo também apresenta ótimos resultados. Como na técnica de transplante capilar, removemos de um indivíduo para transplantar no mesmo individuo, o correto mesmo seria auto-transplante capilar.

Esta técnica é composta de três etapas:
Primeiro, remoção de uma área doadora do couro cabeludo- que não contenha o código genético para a calvície; segundo, divisão da área retirada em unidades de 1, 2 e 3 fios; e, finalmente, o transplante dessas unidades para a área receptora calva.Como os fios transplantados não contém o código genético para a calvície, eles nunca mais cairão. Portanto, o resultado do auto-transplante capilar é para a vida toda.Vale lembrar que quanto mais cedo for iniciado o tratamento, melhores serão os efeitos.





A intradermoterapia é um dos métodos também muito eficaz no tratamento da calvice.
A intradermoterapia ou mesoterapia capilar é uma técnica que estimula o crescimento de folículos pilosos, sendo indicada em inúmeras causas de alopecia. É realizada em sessões e consiste na aplicação de medicamentos em dose baixa e localizada para estímulo capilar, praticamente sem efeitos em outras partes do corpo, mas com ação concentrada sobre a área tratada.
   
Em alguns casos a intradermoterapia deve ser associada ao tratamento específico da causa da alopecia. Pode ser utilizada tanto no couro cabeludo como em pelos corporais (barba, sobrancelhas etc.). Apresenta excelentes resultados e pode ser potencializada pela combinação a outros procedimentos como Dermaroller e carboxiterapia (Carboxiterapia é um procedimento que injeta gás carbônico em determinadas áreas do corpo, usando para isso uma agulha bem fininha).


Saiba mais:

Fatores de risco que levam a queda dos fios
·         Consumo excessivo de cigarro, café, açúcar, anfetaminas.
·         Doenças: Câncer, depressão, alterações da glândula tireoide,diabetes, tuberculose, doenças infecciosas do aparelho urinário, sinusites e viroses.
·         Hábitos: Amarrar os cabelos com elástico.

Lendas
·         Cabelo fino não é sinônimo de cabelos fracos. Fracos são cabelos que afinam.
·         Não há contra indicação para tintura, nem para alisamento, desde que seja feito com produto legalizado por profissional capacitado.
·         Podem-se usar cosméticos para hidratação.

Conselhos
·         Evite automedicação e soluções paliativas. Se a pessoa tem alteração na tireoide por exemplo, o problema não vai ser resolvido com tratamento para queda.
·         Atente-se aos asteriscos dos produtos cosméticos.

Uva, bastante usadas em produtos para o tratamento capilar

A uva não só retarda o envelhecimento como previne inúmeras doenças, como derrames, câncer e diabetes. Rica em polifenóis como o resveratrol, a uva que devido às suas propriedades tonificantes e de elasticidade, tem sido usada em produtos para tratamento capilar.
A fruta pode ser aplicada em todos os tipos de cabelos e dá aos fios um aspecto saudável, além de prevenir ou melhorar os estragos dos tipos quimicamente modificados. Além disso, diminui a queda,mantém a cor por mais tempo,além de ser considerada um elixir para a juventude devido suas propriedades anti oxidantes.
A uva atua muito bem com os cabelos cacheados e ondulados. Pode ser aplicada também em cabelos naturais ou que já tenham passado por processos agressivos à base de Tioglicolato de amônia (alisantes).Os especialistas garantem que os cabelos conquistam ondas com movimentos.
Mitos e Verdades:

1. O uso de bonés ou toucas faz seu cabelo cair?
Não é bem assim que funciona. Você pode usar boné ou touca, não são eles que agravam a queda de cabelo, o que na verdade acontece e temos que tomar cuidado é não deixá-los abafar nossa cabeça, nossa cuca precisa respirar, e também não deixar causar uma compressão excessiva, a ponto de diminuir a circulação no couro cabeludo, isso tudo pode gerar a dermatite seborreica ocasionando queda de cabelo.

2. Xampu anti-queda ajuda na calvicie?

Na verdade, o uso desses xampus não tem influência na calvície, o que eles auxiliam são na proteção dos fios, fios quebrados e para cabelos de pessoas que façam tratamentos químicos. Pode verificar isso nas embalagens desses produtos.

3. O gel faz o cabelo cair?

Na verdade não, mas o ideal é evitar dormir com o produto nos cabelos, os fios ficam endurecidos e com mais facilidade de quebrar.

4. Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda?

Não! Na verdade o não lavar os cabelos freqüentemente pode ocasionar em um acúmulo de hormônios na região do couro cabeludo. Então os lave sempre, principalmente se você tiver cabelos oleosos, para não causar uma dermatite seborreica. A única coisa que pode acontecer se você lavar seus cabelos diariamente é o ressecamento dos fios, mas não a calvície.

5. Estresse aumenta a queda?
Isso é verdade, se você está estressado provavelmente vai ter alterações hormonais, que podem levar à queda dos fios.

6. Cabelo cai mais no inverno e cresce mais rápido no verão?
No tempo frio nossos sensores de luz recebem menos luminosidade, isso gera uma diminuição no estímulo celular e o enfraquecimento da raiz. Já no verão, o Sol estimula a atividade de alguns hormônios, fazendo o bulbo capilar trabalharem mais, acelerando o crescimento dos fios.

7. Estou com Caspa, isso favorece a queda?

70% dos calvos possuem dermatite seborreica, aumentando a oleosidade do couro cabeludo e a descamação (Caspa).

Para contornar estas situações que provocam a queda de cabelo, recomenda-se:
  • Não dormir sobre eles molhados;
  • Não prender os cabelos molhados, a menos que seja um coque bem solto;
  • Lavar os cabelos somente quando for necessário, com xampu e condicionadores adequados ao seu tipo de cabelo;
  • Evitar usar o secador, prancha, alisantes e outros produtos químicos que danificam a raiz e o comprimento do cabelo desnecessariamente;
  • Não lavar os cabelos com água muito quente, a ideal é a morna;
  • Evitar penteados como dreads e tranças, que puxam muito a raiz do cabelo, favorecendo a sua queda;
  • Pentear os cabelos com pentes de cerdas largas.
Uma ótima solução natural para queda de cabelo é 
Uma mistura de óleos essenciais de alecrim e alfazema.Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 3 gotas de óleo essencial de alecrim, 3 gotas de óleo essencial de alfazema e 1 colher (sopa) de hamamélis destilada.
Sete dicas para os cabelos crescerem mais rápido
  1. Massageie o couro cabeludo:Durante a lavagens aos fios, faça uma boa massagem em todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Assim há um aumento da circulação sanguínea local.
  2. Enxague bem o cabelo:Após lavar os fios com shampoo e condicionador, enxague muito bem, até que não fique nenhum vestígio de creme nos cabelos.
  3. Desembarace todo o cabelo:Ao pentear, escove muito bem os fios, para evitar nós, que impedem a chegada da oleosidade natural da raiz chegue às pontas.
  4. Não passe condicionador na raiz:Diminua o excesso de oleosidade da raiz, não passando creme nela, somente à partir de 1 centímetro de distância.
  5. Faça uma máscara capilar por semana:Hidrate os cabelos semanalmente, com uma máscara adequada ao seu tipo de cabelo.
  6. Melhore a alimentação:Coma melhor, investindo em frutas, legumes e verduras. Eles contém os nutrientes necessários para garantir o crescimento dos fios; como proteína, ferro, cálcio, enxofre, selênio, Zinco e vitaminas do complexo B.
  7. Deixe de fumar:Deixe de fumar, se for o caso. O cigarro prejudica a saúde e danifica os cabelos, deixando-os mais fragilizados e quebradiços.
    Indivíduos com cabelos muito crespo ou afro podem achar que seus cabelos demoram muito tempo para crescer porque eles vão enrolando-se naturalmente desde a raiz, mas isto não quer dizer que não cresçam normalmente. Neste caso o que se pode fazer, é alisar o cabelo. Assim, seu crescimento será facilmente percebido.
    Um indivíduo bem nutrido, que cuida bem da raiz de seus cabelos não deverá ter problemas com o seu crescimento.

Espero por vocês na próxima postagem!


















Nenhum comentário:

Postar um comentário