páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O curso de cuidador de idosos

De acordo com a LEI Nº 10.741 DE 1º DE OUTUBRO DE 2003 (que dispõe sobre o estatuto do idoso)
Art.3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e a convivência familiar e comunitária.

           A atualização de procedimentos especializados em Cuidados com  idosos para profissionais de saúde e pessoas interessadas se faz necessária, uma vez que estes procedimentos se tornam cada vez mais específicos. Em nosso município ainda não contamos com um sistema de formação destinada à formação de profissionais com conhecimentos nesta área de atuação.
         98% dos casos pesquisados, o cuidador era alguém da família, predominantemente do sexo feminino (92,9%). A maior parte era formada de esposas (44,1%), seguidas pelas filhas (31,3%); as noras e as irmãs não foram freqüentes. O cuidador familiar revelou-se o ator social principal na dinâmica dos cuidados pessoais necessários às atividades de vida diária dos portadores de lesões que lhe tiraram a independência; contudo, 67,9% dos Cuidadores entrevistados prestavam estes cuidados sem nenhum tipo de ajuda.
Hoje em nosso Município contamos com algumas empresas da área de saúde que dispõe o serviço de HOME CARE, porém a maioria de seus profissionais de saúde (técnicos em enfermagem) não possui treinamento específico dentro da área de geriatria ou gerontologia, tornando assim os cuidados prestados ao idoso pouco eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário