Sejam Bem vindos!

"Confie no Senhor e faça o bem, assim habitará a terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos de seu coração.Entregue seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá."

Salmos 37:3-5


sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Febre Chikungunya

Até o dia 18 de outubro de 2014, o Ministério da Saúde registrou casos de Febre Chikungunya no Brasil, que ocorreram nos estados do Amapá, Bahia e Minas Gerais.
A Febre do Chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.
Chikungunya é um vírus transmitido ao homem através da picada de um mosquito infectado. O agente número um de transmissão da doença é o mosquito da febre amarela, um inseto que vive em áreas tropicais, como a América do Sul ou a África. Não há nenhuma medicação no mercado para combater o vírus — em vez disso, você trata os sintomas e seu corpo luta contra o vírus ao longo do tempo.

Os sintomas desta doença cobrem três fases, mas a maioria dos pacientes os experimenta apenas na fase aguda, com sintomas duram de 3 a 12 dias. Depois disso, a doença desaparece em 87% dos casos, pois o sistema imunológico do corpo eventualmente a combate, como qualquer tosse ou resfriado.Em média, 30% das pessoas infectadas são assintomáticas, ou seja, não apresentam os sinais e sintomas clássicos da doença.


Mas durante este período, os sintomas podem ser os seguintes:
-A febre pode ser baixa ou alta. Primeiro aumenta nas primeiras 24-48 horas, retorna à temperatura normal e sobe de volta aos níveis acima do normal, até 40° C, depois de não se apresentar durante um dia ou dois. A febre retorna ao normal dentro de duas semanas desde o início.
Geralmente é dado comprimido de paracetamol de 500 mg, a cada 4 - 6 horas de intervalo, para adultos com febre. Paracetamol para crianças é dado em 10 miligramas por quilograma de peso corporal a cada 4 -6 horas na presença de febre.
Observação: Peça a prescrição de paracetamol a seu médico. Não tome medicamentos por conta própria. Além de paracetamol, faça banhos de esponja até a temperatura voltar ao normal. Usar água da torneira e não água gelada, pois a febre tende a recorrer ou ser mais elevada imediatamente após o uso de água gelada.
-As dores nas articulações são graves e migratórias, tendendo a piorar durante a manhã; são aliviadas por exercícios leves, mas agravadas por movimentos extenuantes e agressivos. As dores nas articulações ocorrem imediatamente após ou simultaneamente com a febre. As articulações geralmente envolvidas são as dos pulsos, tornozelos, joelhos e cotovelos, pequenas articulações das mãos e dos pés, e, às vezes, os ombros e quadris.
-Erupção cutânea ocorre em metade dos pacientes com Chikungunya. A erupção cutânea consiste de pequenas manchas avermelhadas ou inchaços (maculopapular), mas podem ser vesículas ou bolhas. Esta erupção aparece de dois a cinco dias após a febre. A erupção ocorre geralmente no tronco, pernas, solas, palmas das mãos e rosto.

Outros sintomas incluem: dor de cabeça, náuseas, vômitos, inflamação da conjuntiva dos olhos (conjuntivite), dor nas costas, diarreia e feridas ou úlceras na língua e/ou boca.
A fase subaguda da Chikungunya ocorre de um mês a três meses após o término da fase aguda da doença. Durante a fase subaguda, o principal sintoma é a artrite. Além disso, distúrbios dos vasos sanguíneos, como o fenômeno de Raynaud, podem ocorrer.
O fenômeno de Raynaud é uma condição na qual o fluxo de sangue é diminuído para as mãos e pés, em resposta ao estresse emocional ou frio.
A fase crônica de Chikungunya ocorre depois de três meses e persiste mesmo até de dois anos a três anos. O principal sintoma que ocorre nesta etapa é artrite prolongada e grave, depressão, fadiga e fraqueza do corpo.
Dores articulares persistentes ocorrem em pacientes com Chikungunya de 45 anos de idade ou mais; há severas dores nas articulações no início da doença e osteoartrite existente mesmo antes do início da doença de Chikungunya.
A fase subaguda e crônica ocorre em 13% dos pacientes com Chikungunya.
O vírus só pode ser detectado em exames de laboratório. São três os tipos de testes capazes de detectar o Chikungunya: sorologia, PCR em tempo real e isolamento viral. Todas essas técnicas já são utilizadas no Brasil para o diagnóstico de outras doenças e estão disponíveis nos laboratórios de referência da rede pública.
Chikungunya é diagnosticada com a ajuda do teste de sangue ELISA. Este teste utiliza anticorpos e enzimas para detectar a presença do agente patogênico. Esta é a maneira mais eficaz no diagnóstico da doença, porque todos os outros sintomas são muito semelhantes a outras doenças comuns.
O diagnóstico é positivo quando dor e febre são vistos juntamente com outros resultados do teste. Em primeiro lugar, o isolamento do vírus é executado. O procedimento dura cerca de duas semanas e deve ser realizado em laboratórios de alto nível de biossegurança. O procedimento consiste em expor determinadas linhas de célula a amostras de sangue. As respostas específicas de vírus são então identificadas.
O tratamento sintomático é o indicado, ou seja, os sintomas são tratados com medicação para a febre (paracetamol) e as dores articulares (anti-inflamatórios). Não é recomendado usar o ácido acetilsalicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. Recomenda-se repouso absoluto ao paciente, que deve beber líquidos em abundância.
As dores nas articulações devido à chikungunya durante a fase aguda da doença podem ser aliviadas por comprimidos anti-inflamatórios não-esteroides, um grupo de analgésicos mais fortes que o paracetamol.
Exemplos desses AINEs são diclofenaco, celecoxibe, naproxeno, ibuprofeno. Peça a prescrição de qualquer destas drogas a seu médico — ele será capaz de prescrever o melhor para você.
Para artrite crônica durante a fase subaguda e crônica da doença, fazer acompanhamento com um reumatologista.

Exercícios leves podem aliviar as dores nas articulações:
Faça curtos períodos de exercício suave. Exercícios aeróbicos de baixo impacto são aqueles que envolvem alongamento suave e movimentos lentos; evite movimentos agressivos ou vigorosos.
-Tente ficar na ponta dos pés, com os dois pés juntos, subindo e descendo, subindo e descendo.
-Sente-se em uma cadeira. Estique uma perna paralela ao chão e segure por 10 segundos ou conte lentamente até 10. Abaixe a perna, a sola do pé deve encostar no chão. Faça o mesmo com a outra perna. Repita várias vezes ao dia, de duas a três séries de dez repetições deste exercício para cada perna.
-Vire-se de lado. Levante uma perna para cima por um segundo antes de trazê-la para baixo, sobre sua outra perna. Faça isso dez vezes com essa perna. Em seguida, vire para o outro lado e repita o mesmo exercício com a outra perna. Faça uma série de dez levantamentos de cada perna, várias vezes ao dia.
-Você também pode fazer seu próprio exercício aeróbico de baixo impacto. A ideia é não fazer movimentos agressivos, nem usar pesos. Isto é inaceitável.

Use acupressão.
Este método provou ser eficaz no alívio das dores nas articulações. Você pode visitar um especialista em acupuntura para tratamento. Você também pode tentar isso em casa. Veja como:
-Massageie seus dois dedos do meio (da mão) para aliviar a dor nas articulações da perna e os outros dois dedos exteriores para a dor nas articulações do braço.
-Nos casos em que o estômago e o fígado são afetados pela doença, massagear os pontos de pressão destas duas áreas vai certamente ajudar. Massageie o ponto encontrado a pouco mais de 1 cm abaixo do dedo mindinho, na palma da mão, para problemas de fígado. Massagear a área logo abaixo da palma irá ajudá-lo a se livrar de problemas no estômago.

Aqui estão algumas noções básicas para garantir que a chikungunya não perdure:
-Aplique compressas frias nas articulações afetadas, para diminuir a dor e reduzir o dano.
-Beba muita água, 2 litros em 24 horas, para evitar a desidratação da febre e em prol do bem-estar. Certifique-se de que a saída de urina seja de mais de 30 mililitros por hora ou pelo menos 720 ml por 24 horas.
-Tenha oito horas de sono à noite e outros períodos de cochilo, se necessário. Descanse em um ambiente aquecido.
-Use analgésicos (paracetamol) e massagem para dor de cabeça.
-Cochilar por alguns minutos ou massagear sua testa ou o couro cabeludo deve ajudar a aliviar a dor de cabeça também.

Use homeopatia para recuperação.

Você geralmente vai ter erupções e febre alta enquanto tiver chikungunya. Você pode usar remédios tais como:
-Gelsemium (Falso jasmim ou jasmim amarelo da carolina). Essa também é uma ótima erva que pode ajudá-lo, diminuindo a temperatura do seu corpo e aliviando os sintomas, como dores de cabeça e dores musculares. Use estas flores secas para preparar um chá. Coloque duas colheres de sopa de flores e folhas de Gelsemium em uma panela com água fervente e deixe por 15 minutos. Beba uma ou duas xícaras depois de cada refeição.

-Equinácea (flor-de-cone, purpúrea, flor-roxa-cônica). Você pode usar esta flor roxa para fazer um chá ótimo e saudável. Você ajudará a fortalecer seu sistema imunológico e eliminar o agente patogênico do seu sistema. Basta misturar uma parte de flores secas de equinácea com 1/4 de parte de hortelã-pimenta seca. Ferva a mistura com água. Beba este chá diariamente para melhor eficácia.

Consulte um médico ou seja hospitalizado se você encontrar complicações. 
Se os sintomas persistirem além de duas semanas desde o início da doença, vá ao médico. Não obstante, a chikungunya pode conferir à pessoa afetada uma imunidade prolongada ou vitalícia contra a recorrência desta doença. Provavelmente, você eventualmente ficará bem e nunca terá essa doença novamente.

Como prevenir?

Como a doença Chikungunya é transmitida por mosquitos, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas casas e na vizinhança. As medidas que as pessoas devem tomar são exatamente as mesmas recomendadas para a prevenção da dengue, basicamente, não deixar acumular água em recipientes.
Previna a doença, evitando picadas de mosquito. Você pode fazer isso facilmente usando calças compridas e camisas de manga comprida. Você também pode usar repelente de mosquito o tempo todo, na pele exposta. Certifique-se de ter as janelas e portas equipadas com telas protetoras contra insetos. Trate sua cama com inseticida (lysoforme spray, é o mais indicado) antes de dormir e use uma rede fina (mosquiteiros) para proteger pessoas idosas e crianças.

Orientações para notificação de caso suspeito de Chikungunya

Conforme Anexo II da Portaria MS nº 1.271, de 6 de junho de 2014, os casos suspeitos de Chikungunya devem ser comunicados/notificados em até 24 horas a partir da suspeita inicial. O profissional deve comunicar à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em até, no máximo, 24 horas. Caso a SMS não disponha de estrutura e fluxos para receber as notificações de emergências epidemiológicas dentro deste período, principalmente nos finais de semana, feriados e período noturno, a notificação deverá ser feita à Secretaria Estadual de Saúde (SES). Caso a SMS ou SES não disponha de estrutura para receber as notificações de emergências epidemiológicas, o profissional pode ligar gratuitamente para o Disque Notifica (0800-644-6645), serviço de atendimento telefônico destinado aos profissionais de saúde. O atendimento funciona 24 horas por dia durante todos os dias da semana. Esta notificação também poderá ser feita por meio do correio eletrônico (e-mail) do CIEVS nacional, o E-notifica ( notifica@saude.gov.br).
Reforça-se que a notificação realizada pelos meios de comunicação não isenta o profissional ou serviço de saúde de realizar o registro dessa notificação nos instrumentos estabelecidos.

Espero mais uma vez ter ajudado com estas informações!
Até a próxima!
Comentem,curtam e compartilhem!
                            



























Um comentário:

  1. Aqui em Sergipe, já há casos da possível epidemia inclusive eu já faço parte das estatísticas. Mas, o mosquito(comum) que pica uma pessoa infectado por Chikungunya pode se tornar também transmissor(temporário)?

    ResponderExcluir