Sejam Bem vindos!

"Confie no Senhor e faça o bem, assim habitará a terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos de seu coração.Entregue seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá."

Salmos 37:3-5


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Surge novo grupo de bactérias - Carbapenem-Resistant Enterobacteriaceae (CRE)

Um novo grupo de bactérias resistentes a antibióticos, conhecido como Carbapenem-Resistant Enterobacteriaceae (CRE), tem preocupado médicos nos Estados Unidos devido a capacidade de causar infecções ainda sem tratamento. As informações são do site USA Today.
De acordo com o site, foram diagnosticados vários casos em todo o país nos últimos anos – e eles aparecem normalmente com sintomas de pneumonia e infecções urinárias e intestinais. Ainda assim, o problema tem recebido pouca atenção até agora. "Levando em consideração os organismos resistentes às drogas, essa é a ameaça mais grave, o mais sério desafio que enfrentamos com a segurança de pacientes", disse Arjun Srinivasan, diretor do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC).
Para avaliar o problema e o que está sendo feito para solucioná-la, o USA Today entrevistou autoridades de saúde e avaliou artigos, relatórios clínicos e dados estaduais e federais de saúde. Com isso, constaram que:
- Casos de pacientes com CRE já são endêmicos em grandes cidades dos EUA, incluindo Nova York, Los Angeles e Chicago, que têm centenas de casos confirmados.
- Não há dados nacionais confiáveis sobre a dimensão do problema. O CDC estimulou os Estados para acompanharem os casos, mas apenas algumas regiões seguem o pedido à risca.
- Há pouca chance de que um medicamento eficaz para matar a bactéria será produzido nos próximos anos. Os fabricantes não têm novos antibióticos em desenvolvimento, de acordo com as autoridades federais e especialistas da indústria, e há pouco incentivo financeiro.
- Muitos hospitais não têm a capacidade para identificar a CRE ou isolar pacientes portadores da bactéria. 
  Prevenção    
Como o tratamento ainda não foi descoberto, especialistas apostam na prevenção em hospitais. "A realidade é que, (infecções CRE) são notavelmente difíceis de tratar e apresentam maus resultados", disse Gary Roselle, diretor do Infectious Diseases Service for the Department of Veterans Affairs. "Eu estou supondo que isso vai piorar e provavelmente não terá novos antibióticos para ajudar em um futuro próximo, então o foco é a prevenção”.
Para isso, por enquanto, a orientação do CDC é manter uma limpeza rigorosa nas mãos, isolar pacientes infectados, cortar o uso de antibiótico para retardar o desenvolvimento de bactérias resistentes e limitar o uso de dispositivos invasivos, como catéteres, que oferecem um "caminho" para as bactérias entrarem no corpo.
(Fonte: www.terra.com.br)

Apenas para lembrar, em outubro de 2010, no DF e em SP, foram registrados cerca de 163 casos de infecções causadas por uma super-bactéria chamada Klebsiella pneumoniae carbapenemases (KPC), ocasionando 15 ocorrencias de óbitos no país.

Este tipo de bactéria atinge principalmente pacientes em condições graves de saúde, internados em UTI hospitalar ou em Home Care (internação domiciliar), devido o uso abusivo de antibióticos, esta bactéria se torna cada vez mais ressitente.Isto não significa que pessoas que não estão fazendo uso de antibióticos e dispõem de uma boa saúde não possam se infectar, por isso, devemos ter os seguintes cuidados para evitar esta super-bactéria:

População:
  •  Evite o contato direto com pacientes infectados;
  • Lave as mãos antes e depois de ter contato com pacientes infectados;
  • Não abuse de antibióticos; tome com orientação médica;
  • Evite tocar as superfícies hospitalares, como camas, portas e paredes;
Hospitais e profissionais de saúde:
  • Isolamento dos pacientes infectados ou suspeitos de infecção;
  • Para entrar em contato com os pacientes isolados, uso de equipamentos de proteção individual, como avental e luvas descartáveis;
  • Higienização das mãos antes e depois de contato com qualquer paciente;
  • Esterilizar adequadamente os instrumentos médicos. 

Para que possamos entender melhor este assunto, vamos saber um pouco mais sobre bactérias!
O que são bactérias?
As bactérias são seres muito pequenos que, em sua maior parte, não podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade, e, muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais a saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças.
Elas se encontram por toda parte, e há milhares delas no ar, na água, no solo e, inclusive, em nossos corpos. Contudo, nem todas são maléficas, há aquelas que desempenham papéis extremamente úteis para muitas formas de vida, inclusive para os seres humanos. No caso de plantas, como as ervilhas, elas se beneficiam desta forma de vida, que habita em suas raízes dentro de pequenos caroços, em seu crescimento através da substância química que estas bactérias produzem.
Principais doenças causadas por bactérias:

  • Tuberculose: Causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis;
  • Hanseníase (Lepra): Causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium Leprae);
  •  Difteria: Causada pelo bacilo difitérico;
  • Coqueluche: Causada pela bactéria Bordetella pertussis;
  • Pneumonia bacteriana: Provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae;
  • Escarlatina: Provocada pelo Streptococcus pyogenes;
  • Tétano: Causado pelo bacilo tetanico (Clostridium tetani);
  • Leptospirose: Leptospira interrogans;
  • Tracoma: Provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis;
  • Gonorréia ou blenorragia: Causada por uma bactéria, o gonococo Neisseria gonorrhoeae;
  • Sífilis: Provocada pela bactéria Treponema pallidum;
  • Meningite neningocócica: Causada por uma bactéria chamada de meningococo;
  • Coléra: Doença causada pela bactéria Vibrio cholerae, o vibrião colérico;
  • Febre tifóide: Causada pela Salmonella typhi.
De acordo com alguns infectologistas, esta situação (infecção por super-bactérias) vai piorar e provavelmente não haverá novos antibióticos para ajudar em um futuro próximo,então o foco é a prevenção, como a simples lavagem das mãos!
Então vejamos como esta prática é simples e fácil!

Que fique bem claro, que a lavagem das mãos é o principal cuidado para evitar tais infecções, porém, não devemos esquecer de outros cuidados higienicos como:
  • Procurar usar água potável ou tratada para beber e utilizar no preparo dos alimentos;
  • Não comer alimentos crus ou mau cozidos;
  • Tentar não comer alimentos de origem duvidosas vendidos em via pública, sem que estes ofereçam condições higienicas;
  • Lavar bem as frutas, verduras e legumes em água corrente, se possível utilizar higienizadores de verduras e legumes ou hipoclorito (2 gotas de água sanitaria para cada 1 lt de água).
  • Lavar bem com água corrente e sabão os utensílios domesticos .







domingo, 4 de novembro de 2012

Lipoaspiração


O mercado da "beleza" está em alta!

Homens e mulheres estão cada vez a procura da perfeição, infelizmente, não da alma e sim do corpo.

Sabemos que se tivermos uma boa qualidade de vida através de alimentos saudáveis (dietas rigorosas) e programas de exercícios físicos e buscarmos a espiritualidade, poderemos manter nosso corpo e nossa alma saudáveis, porém, há quem não consiga estar satisfeito com o que tem e alguns, precisaram deixar suas coxas mais finas, abdome e quadris mais definidos em clínicas de cirurgia plástica, mesmo que sejam relutantes em admiti-lo. ` 

É
 lógico que existem pessoas que realmente necessitam de recursos cirúrgicos para que possam melhorar sua qualidade de vida, como por exemplo:
  • Pessoas com auto-estima baixa (correm o risco de uma depressão) devido a algum aspecto físico que a incomoda e deseja corrigi-lo;
  • Defeitos físicos ou desarranjos estéticos.
Por esta razão, hoje decidi falar sobre a LIPOASPIRAÇÃO!


Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico. É uma intervenção que visa retirar gordura com objetivo estético. É uma cirurgia, sim. E como tal, deve ter cuidados e atenções. Deve ser feita em um centro cirúrgico, com anestesia geral e - principalmente - deve ser comandada e executada por um médico cirurgião plástico devidamente formado,  especializado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP. Encontrando novas formas de arranjo e movimento para o corpo. Em resumo, trata-se de uma busca pelo autoconhecimento e percepção corporal da pessoa.
Lipoescultura
A lipoescultura foi um avanço da lipoaspiração que diminuiu o tamanho das cânulas que aspiram a gordura, minimizando o trauma e as irregularidades. Permite uma recuperação mais suave. Além disso, a gordura é aspirada para uma seringa e pode ser injetada em áreas aonde se deseja um aumento de volume sem a utilização de silicone ou outras substâncias artificiais como, por exemplo, na região glútea, rugas etc.

Nem todas as pessoas exibem o perfil ideal para uma cirurgia plástica, mesmo que existam indicações físicas absolutas para este ou aquele procedimento. Embora existam exceções, os pacientes que podem se beneficiar de um aconselhamento psicológico pré-operatório incluem:
  • Pacientes em Crise, como nas situações de divórcio, morte do cônjuge ou a perda do emprego. Estes pacientes podem, eventualmente, estar procurando atingir objetivos que transcendem o escopo de um procedimento cirúrgico.
  • Pacientes com expectativas fantasiosas, como aqueles que insistem em ficar com o nariz daquele artista, esperando adquirir o seu estilo; pacientes que pretendem retornar ao seu estado perfeito após graves acidentes, ou ainda aqueles que querem re-encontrar a juventude de décadas passadas.
  • Eternos insatisfeitos, como os pacientes que procuram compulsivamente um cirurgião após o outro, buscando as respostas que querem ouvir. Geralmente essas pessoas buscam a cura de um problema que não é físico, pelo menos não primariamente.
  • Pacientes obcecados com mínimos defeitos, normalmente projetam na resolução destes, a cura para todos os seus males. Pessoas perfeccionistas podem ser bons candidatos para uma cirurgia, desde que tenham a maturidade e consciência de que os resultados podem não se enquadrar exatamente com o seu detalhismo.
  • Pacientes com desequilíbrios mentais, que apresentam comportamento paranóico ou depressivo, podem também ser candidatos inapropriados a uma cirurgia plástica. Nestes casos só se indicará o procedimento em conjunto com o psiquiatra, uma vez que se defina que as expectativas do paciente não estão relacionadas com a patologia.    
 A maioria das pessoas sabe que a lipoaspiração envolve a remoção de gordura de certas partes do corpo para criar uma aparência melhor. Mas como exatamente isso funciona?

Em primeiro lugar, o que é gordura?

 É o tecido (também conhecido como tecido adiposo) formado de células que armazenam energia e isolam (em termos de temperatura) o corpo. A gordura é normalmente subcutânea - localizada debaixo da pele. O local onde a gordura é armazenada ao redor do corpo varia de acordo com a idade da pessoa. Em homens, a gordura tende a se concentrar no peito, abdome e nas nádegas. Nas mulheres, normalmente se acumulam nos seios, quadris, cintura e nádegas.
Há duas camadas de gordura subcutânea: a profunda e a superficial. Durante o processo de lipoaspiração (também conhecido como lipoescultura ou lipo-sucção), o médico faz uma pequena incisão e insere um tubo de aço inox, (chamado de cânula) dentro da camada de gordura profunda. Trabalhar nesta camada é mais seguro que trabalhar na camada superficial, pois há menos risco de machucar a pele. Em procedimentos típicos, o médico empurra e puxa o tubo através da camada de gordura (uma nova técnica, a lipoaspiração automatizada, faz estes movimentos sozinha). Conforme a cânula se movimenta, ela quebra as células de gordura, e uma bomba de vácuo ou uma seringa removem a gordura usando sucção.
É importante perceber que a lipoaspiração não é uma técnica de perda de peso; é apenas uma técnica de remodelamento. Apenas dietas e exercícios podem resultar em uma perda de peso real.
Quem são os melhores candidatos para lipoaspiração?
Ter excesso de gordura não é necessariamente um fator que o torne um bom candidato para uma lipoaspiração. De fato, o oposto é verdadeiro. Pessoas com peso normal e geralmente em boa forma e que quase nunca tiveram problema algum, são os melhores candidatos, pois sua pele é firme e elástica. Se a pele não for elástica o suficiente, ela continuará caída após o procedimento. Por este motivo, em pacientes com mais idade o resultado não é o mesmo que em pacientes mais novos. Você precisará estar em boa forma física para que a cirurgia corra bem.
Qualquer pessoa que tenha diabetes mellitus, problema cardíaco, má circulação, infecção, histórico de hemorragia ou distúrbio de coagulação,como trombofilia, devem consultar seu clínico geral antes de passarem por um procedimento de lipoaspiração. A lipoaspiração também não é recomendada para pessoas que estejam tomando qualquer medicamento que interfira na coagulação sangüínea, afinadores de sangue como aspirina, warfarina e heparina.

Lipoaspiração a laser promete recuperação mais rápida e menos traumática. 
Quando a dieta e a malhação não conseguem acabar com as gordurinhas localizadas, a lipoaspiração passa a ser o principal objeto de desejo das pessoas mais vaidosas.  
Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) revelam que, junto à mamoplastia de aumento, ela lidera o ranking das cirurgias estéticas mais realizadas no país.  
Ao longo dos últimos 20 anos, o procedimento tornou-se mais seguro, mais acessível e pode ser conduzido com diferentes técnicas.  
A mais recente delas é a lipoaspiração a laser, também conhecida como lipolaser ou laser lipólise. O calor emitido por essa fonte de energia derrete a gordura e permite o uso de cânulas bem fininhas, proporcionando um corpo remodelado sem as conhecidas agressões do método convencional.

Entretanto, existe também as complicações que este procedimento podem causar, como por exemplo:

  • Infecções, embolias, perfuração das víscera, seroma, compressão dos nervos e alterações nas sensações, inchaço, necrose de pele, desequilíbrio de fluidos, toxidade decorrente da anestesia, assim como em alguns casos pode evoluir ao óbito.     
 


Modelo morre por complicações em cirurgia de lipoaspiração, a bela jovem foi assistente de palco de Rodrigo Faro e Gugu.
A modelo Pâmela Baris Nascimento, 27, que já trabalhou como assistente de palco em programas de televisão, morreu durante uma lipoaspiração em uma clínica no Ipiranga (na zona sul de São Paulo).
O caso ocorreu no último dia 19, mas a polícia só foi informada ontem pela manhã.
De acordo com a investigação, o fígado de Pâmela acabou perfurado durante a cirurgia. Ela perdeu muito sangue, sofreu uma parada cardio-respiratória e não resistiu.
O corpo já havia sido removido para São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde foi enterrado, quando a polícia soube do ocorrido.
Segundo Nelson Junior, advogado do hospital Green Hill, onde o procedimento foi feito, foi opção da família enviar o corpo para a cidade natal e não comunicar primeiro as autoridades.
Foi a tia da vítima, Enedida Nascimento, 61, quem decidiu procurar a polícia. A mãe biológica da modelo morreu quando ela tinha apenas seis anos.

Editoria de Arte/Folhapress
OUTROS CASOS
Ao menos outras duas brasileiras morreram neste ano após se submeterem a cirurgias estéticas.
Em fevereiro, a paraense Graciane Carvalho Sampaio, 28, morreu após fazer lipoaspiração e implante de silicone em uma clínica nos EUA.
Em janeiro, a defensora pública Maria Luiza Coelho, 48, morreu após passar por uma cirurgia de lipoaspiração e sustentação dos seios no Hospital Unimed, em Boa Vista (RR).